Pensamentos (passarinhos) livres.
Este texto é feito por pensamentos soltos que precisavam ser escrito, que precisavam ser colocados para fora, que precisavam ser livres. E eu os soltei. Talvez em algumas mentes e corações eles não pousem, mas se pousarem ao menos em um, já valeu o espetáculo de os ajudarem a voar e imagina-los pousar. Quem sabe seja até para ficar e fazer uma mudança onde agora está.
"Orgulhosa? Era isso que ele queria dizer? Era isso que todos eles quiseram dizer quando lhe faltaram aquelas palavras? Ou quando tentaram substituir por diversas outras frases e palavras, das quais poucas eu vejo ligação. Aliás você mesma não entendeu a relação das suas atitudes com o (defeito) orgulho. Eu notei isso pelo seu olhar perdido, tentado fazer uma verificação em todas as tuas atitudes buscando este sentimento. Mas você menina, não é somente o que falam de você, mas é soma da opinião dos outros, e como você mesma se ver.
Lhe falaram que você guarda rancor, mas menina, eu(você) sei (sabe) que o seu coração é gigante, que guarda sentimentos lindos, embora esses sentimentos dividem espaço com as cicatrizes, e são essas que ainda causam tantas dores que não lhe deixam esquecer o que se passou. Portanto o que você guarda não é rancor, ódio ou raiva, são dores, que um dia deixaram de incomodar.
Lhe disserem que você adora expõe a sua opinião, e você (eu) nunca imaginou (imaginei) que expor opinião seria um defeito ou um sinônimo de orgulho. Mas menina você por diversas escondeu a tua opinião, ficou calada mesmo querendo falar, engoliu palavras, quando queria gritar. E por que agora depois que você perdeu o medo de se expressar, que você entendeu que os pensamentos devem ser livres, que as palavras devem ser ditas, e ter opiniões diferentes é inteiramente normais, e se não houvesse, seria anormal.
Então respeite as outras opiniões, embora você não concorde parcialmente ou totalmente com elas, e especialmente, não esconda as tuas opiniões, porque as palavras devem ser como passarinhos, soltas, leves e livres."