SOBRE PERDOAR

Já disseram uma vez: guardar ressentimento é como tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra. Frase que fala por si.

A palavra perdão, do grego, significa deixar ir embora / abrir mão. De certa forma, “abrir mão” de qualquer compensação pela mágoa que tivemos. Implicando em “deixar ir embora” os ressentimentos e não falar mais do assunto.

Longe das definições arraigadas aos livros, perdão é tirar das costas -e do peito- o peso de cem mil pés, e respirar. A sensação é tão compensatória, que talvez por isso seja tão difícil fazê-lo. Sabemos que qualquer bom resultado exige primeiro um grande esforço.

Dentre tantas teorias e experiências, todas carregadas de muita emoção e coragem porque essa coisa toda de perdão exige isso, descobri que fazer essa escolha é ato de grandeza. E a única coisa que merece desonra é o orgulho. Essa coragem imposta no ato de perdoar e pedir perdão, nada mais é que a consequência de uma covardia.

Talvez seja preciso rasgar o peito e deixar o coração respirar. E rasgarr o peito, meu caro, dói!

Talvez por isso, eu tenha escolhido o verbo, e não o substantivo, para o título. O primeiro já sugere a ação.

CORAGEM! Há sempre uma eternidade de paz a espera de uma decisão.

*Textos de Quinta - Para fugir da responsabilidade.

Um a cada quinta. Não é promessa, é desejo =)

Marília de Dirceu
Enviado por Marília de Dirceu em 22/09/2016
Reeditado em 22/09/2016
Código do texto: T5768942
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.