Palavra

pa·la·vra

(latim parabola, -ae)

substantivo feminino

1. [Linguística] Unidade linguística com um significado, que pertence a uma classe gramatical, e corresponde na fala a um som ou conjunto de sons e na escrita a um sinal ou conjunto de sinais gráficos. = TERMO, VOCÁBULO

2. Mensagem oral ou escrita (ex.: tenho que lhe dar uma palavra).

3. Afirmação ou manifestação verbal.

4. Permissão de falar (ex.: não me deram a palavra).

5. Manifestação verbal de promessa ou compromisso (ex.: confiamos na sua palavra).

6. Doutrina, ensinamento.

7. Capacidade para falar ou discursar.

"palavra", in Dicionário Priberam

Essa unidade linguística com algum significado confere ao ser humano a capacidade de se expressar.

E é tão curioso que a definição de palavra seja essa, porque a maioria das palavras que proferimos não querem dizer nada.

Quando o que temos a dizer realmente tem essência e vívido significado nós embargamos a voz, silenciamos.

"Não tenho palavras pra descrever", declaramos.

Tenho passeado muito pelas palavras que deixamos por aí, entre os emails, cartas, memória e pele. E é na minha pele que guardo a palavra mais bonita que já conheci, na mesma pele que guardo seu cheiro, sua saliva, seu prazer. Essa palavra que conhecemos tão bem.

Já não tenho mais tanta coisa pra lhe dizer, mesmo que sempre que nos falamos sinto que havia mais pra ser dito.

Já esgotei muitas palavras e agora uma só me importuna: SAUDADE.

E essa é uma das palavras mais difíceis do mundo de se traduzir. Sinto que há outras, mas dessas não conheço sequer a existência, são sentimentos que meus olhos querem te contar em segredo quando você voltar, por enquanto só posso me silenciar e aceitar que as palavras dessa fronteira em diante que é o sentir, não tem jurisprudência ou poder algum.

Ingrid Fernandes
Enviado por Ingrid Fernandes em 21/09/2016
Código do texto: T5767821
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.