Depressão

Os consultórios estão cheios e o diagnóstico pode ser comparado a um cartucho, tipo uma linha de produção de tempos modernos de Charlie Chaplin, um Ford T de Henry Ford e ou outros produtos cuspidos por uma máquina elaborada nos mínimos detalhes, dessas que não esquecem nada, uma programação colocada lá por um gênio da produção em massa.

O médico olha o individuo de cima em baixo, faz umas perguntas automáticas, recebe respostas evasivas, daquelas pensadas como de um concurso público, vestibular, que a gente antecipa e imagina que vão nos fazer e já temos a resposta pronta, é tal? O profissional da saúde fez um curso de sete anos, mais uns tres de doutorado e outros tantos de mestrado, fora a residência para se especializar, uma máquina..... e expele um cartucho, um projétil certeiro, planejado e programado....Depressão.

O indivíduo arregala os olhos e sussurra entre assustado e surpreso, quem? Eu? Pois é seu José, o Senhor está depressívo.

O Médico digita no seu notebook último tipo, aquele com a maçã desenhada na tampa, uma receita de pílulas da felicidade, aquelas coloridas que vão te animar a continuar vivendo, dá um imput na máquina último tipo e a impressora wifi imprime uma daquelas receitas em papel colorido com cheiro de perfume amadeirado, tipícos dos consultórios modernos. A secretária lhe trás a receita e ele retira aquele carimbinho automático de metal com nome e CRM, carimba e assina com sua caneta momblanc, o anel exclusivo reluz em seu dedo selando mais um diagnóstico padrão depressão.

Não se assuste, ninguém tem mais nada que não seja Depressão.

As informações sobre o apocalipse, o cometa que vai chocar-se com a terra, o Planeta Nibiru que está vindo aí, o tsunami gigante que vai varrer o hemisfério sul do mapa, a internet fibra que falha todo dia, a mídia que repete os escândalos de corrupção da nossa classe dominante há mais de cinquenta anos, o celular que não pega, as ameaças de apagão e lógico não pode faltar, não há como escapar desse diagnóstico mal intencionado ... a Depressão, essa companheira e amiga de todos nós, arrecadando trilhões.