Hoje é dia do Mal de Alzheimer
          Nem sabia que havia dia deste mal, tão cruel que abala a família toda, que estressa, cansa.
          Minha sogra está com está mal. Que afeta todo a família.
          Minha sogra fica uma semana com um dos três filhos, que moram pertinho um do outro, ela tem a casa no meio, são quatro ruas bem pertinho. Durante a semana há uma senhora que ajuda-nos cuidar dela, pois ela não aceira ficar somente conosco, e quer ir, pasmem, o dia inteiro na casa dela. Ela tem 87 anos, e tem mais forças do que as duas filhas e eu, para andar com ela o dia inteiro.
          É muito sofrimento, pois ela critica, provoca as pessoas, no local que ela tiver, nada a agrada, reclama de tudo, coitadainha... Aqui em casa não pode me ver no computador, que fala sem parar que eu não faço nada, que fico o dia inteiro no computador, fica perguntando com quem estou falando, o que faço, envenena meu esposo, que não liga pois sabe que a mãe está doente. Não gosta muito que chego perto dele, me olha feio, meu esposo tem que colocar ela na cama para dormir, ela disse que pode apagar a luz, mas depois quando ele vai dormir, ela levanta e anda sem parar, eu fico aqui na sala pois perco o sono.
          Ela ofende meu cunhado, implica com a comida de minhas cunhadas. Ela cutuca alguém o dia inteiro, manda a cuidadora ir embora, ameaça bater nela, em cada casa que fica, no final, fala que expulsamos ela de casa e por aí vai.
          Pasmem o leitor, ela não esquece do dinheiro dela, de ir na feira, mercadinho, da chave da casa, de ir sem parar em sua casa para ver se não entrou algum ladrão, para ver se alguém não mexeu na casa dela.
Depois que ela faz as coisas que magoam e percebe isto, vem abraça a gente, e diz que ama, pede perdão mil vezes.

          Obriga a cuidadora carpir o jardim, agachar para limpar rejuntes do quintal, e muitas coisas bizarras, mas perversas. Parece que duas forças antagônicas está dentro dela o tempo todo.
     Mas o incrível é que por mais que não queiramos, todos ficam ofendidos com as coisas que ela fala. Penso que é o estresse pelo quais todos passamos todos os dias. Pois mesmo que ela esteja na casa de um filho, para almoçar, dormir, etc. Ela anda o dia inteiro e vai na casa dos filhos pelo menos duas vezes por dia.
          Ela não tem outro problema de saúde, salvo algum refluxo de vez em quando, a pressão dela é 13/8, não tem diabetes, nenhum outro problema, teima em não usar óculos, o que acarreta um pouco de tontura. Os filhos não aceitam dar remédio nenhum para ela, salvo lexoton 3 mg a noite.
          O Mal de Alzheimer é péssimo principalmente para os cuidadores, pois a pessoa portadora do mal, esquece tudo, e para elas, desde que façamos todas as vontades delas, está sempre bem, e esquece até se pratica alguma ofensa.
          Penso que muita coisa é da personalidade dela mesmo que aumentou com este mal, pois ela sempre exigiu dos filhos obediência e satisfação de cada ato da vida. E agora piorou muito, pois esquece do que faz e repete sempre a mesma coisa, acarretando estresse aonde está, e todos cuidam com carinho, e aceitam todos os seus pedidos.
          Eu aprendi dizer algum não, pois no final de semana a cuidadora falta, e ela quer ir sem parar na casa dela. Como eu não aguento, isto eu nego. Ela fica tão nervosa, como é difícil, Deus do céu, como é difícil, a gente doente, cheia de remédios com efeitos colaterais e ter que obedecer tudo o que ela quer.
          Seria tão bom se existisse a cura, para este mal, a prevenção, pois coloca os cuidadores todos em polvorosa. E o amor é a fonte da saúde destas pessoas, mesmo que nos causem muito estresse, não se pode maltratar, e a saída é aprender a conviver com a pessoa portadora deste mal. Só que conviveu é que pode opinar, em minha família temos tres casos. Todos falam a mesma coisa, que eles tem muita energia para dar e vender, até que o mal um dia avance, aí sim a pessoa para com muito sofrimento. Que Deus abençoe e ajude a todos. Mais um dia neste meu diário de Alzheimer...
 

Minha sogra é uma bela senhora, muito vaidosa, anda muito bem arrumada, faz unhas, pinta os cabelos, usa perfume, pó de arroz, baton, é bem asseada. As vezes até duvidamos se ela tem este mal. Ela adora passear, ir em lojas, fazer amizades.
 
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 21/09/2016
Reeditado em 21/09/2016
Código do texto: T5767656
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.