REGIÃO CENTRO OESTE DO BRASIL ( Regiões do Brasil )

Região Centro-Oeste do Brasil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Disambig grey.svg Nota: Para outros significados para Centro-Oeste, veja Centro-Oeste (desambiguação).

Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda no WikiProjeto Geografia.

Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição. Este artigo está para revisão desde maio de 2011.

NoFonti.svg

Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde maio de 2011). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.

—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Região Centro-Oeste do Brasil

Localização

Região geoeconômica Centro-Sul e Amazônia

Estados Distrito Federal

Goiás

Mato Grosso

Mato Grosso do Sul

Características geográficas

Área (2010) 1 606 403,506 km²[1]

População (2014) 15 219 608 hab.[2]

Densidade 9,47 hab./km²

Indicadores

IDH médio (2010) 0,753 elevado[3]

PIB (2008) R$ 279,015 bilhões[4]

PIB per capita (2008) R$ 20 372,10[4]

A Região Centro-Oeste é uma das cinco regiões do Brasil definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 1969. É formada por três estados: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, mais o Distrito Federal, onde se localiza Brasília, a capital do país e a cidade mais populosa da região.

Com uma área de 1 606 403,506 km², o Centro-Oeste é a segunda maior região do Brasil em superfície territorial, superada apenas pela Região Norte, sendo um pouco maior que a área do estado do Amazonas ou da Região Nordeste. Por outro lado, é a região menos populosa e possui a segunda menor densidade populacional. Por esse motivo, apresenta algumas concentrações urbanas e grandes vazios demográficos.

Das regiões brasileiras, o Centro-Oeste é a única região que faz limite com todas as demais e, ao mesmo tempo, a mais interiorana do país, sendo a única que não possui litoral.

História

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, no município colonial de Pirenópolis, tombada pelo IPHAN como Patrimônio Histórico e Cultural Brasileiro.

Os indígenas foram os primeiros habitantes da Região Centro-Oeste. Depois chegaram os bandeirantes. Eles descobriram muitas minas de ouro e fundaram as primeiras vilas: Vila Real do Bom Jesus de Cuiabá, atual Cuiabá capital do Estado de Mato Grosso e a cidade mais antiga do oeste brasileiro, Vila Boa, atual estado de Goiás e Meya Ponte, hoje, município de Pirenópolis. Surgiram arraiais que se tornaram municípios importantes. A descoberta de diamante deu origem a vila chamada corrutela.

Os fazendeiros de Minas Gerais e de São Paulo, também povoaram a região. Eles organizaram grandes fazendas de criação de gado.

Para defender as fronteiras do Brasil com os outros países, foram criados fortes militares. Entre eles, destaca-se o Forte de Coimbra, hoje o município de Corumbá. Em volta desses fortes surgiram povoados.

A construção de Brasília, também contribuiu para o povoamento e o desenvolvimento socioeconômico da Região Centro-Oeste.

O povoamento aumentou com a construção de estradas de ferro e, mais tarde, com o aparecimento das rodovias e das hidrovias.

O Mato Grosso do Sul lutou várias vezes para se tornar independente do Mato Grosso, nada se fazia o governo de Cuiabá para o desenvolvimento do sul do Mato Grosso,a separação foi oficializada em 1° de Janeiro de 1979.

Hoje, a região dispõe de três grandes regiões metropolitanas. A primeira delas é a de Goiânia, capital do estado de Goiás, com seus 2 335 609 habitantes. A outra é a de Cuiabá, capital do estado de Mato Grosso possui 871 729 habitantes na região metropolitana, totalizando cerca de 982 258 habitantes com os municípios em seu entorno. Além da importante RIDE do Distrito Federal e Entorno, com cerca de 4 041 042 habitantes.

WIKIPÉDIA- Enciclopédia Livre
Enviado por Miguel Toledo em 20/09/2016
Reeditado em 20/09/2016
Código do texto: T5766479
Classificação de conteúdo: seguro