Caso penso, não sei se existo!

Caso penso, não sei se existo!

O professor para ser bom tem que ser humorista, se não for engraçado, a aula é "paia", "choca", dá sono, ninguém aguenta.

Além de humorista, engraçado, tem que ser parceiro: escrever pouco, explicar quase nada, colocar as respostas no quadro e dar ponto pelos vistos!

Ser parceiro ainda é aceitar que o aluno ou a aluna que faltou, copie do colega e ganhe os mesmos pontos!

Não deve passar trabalho para fazer em casa e se passar, tem que aceitar de qualquer jeito: riscado, sem capa, sem passar a limpo, sem conter o nome completo...

Caso invente de passar um filme que nao seja do agrado da turma, tem que levar na esportiva: aceitar que a sala fique fazia, que os poucos que fiquem na sala possam conversar ou fiquem com os celulares ligados nas redes sociais ou então deixe de exibir o filme e pergunte qual é o filme do agrado da turma.

O professor que exige é "folgado"! Caso exija o livro, é mandão, e se mandar o aluno sair de sala, é desrespeitado e ameaçado.

Professor bom é aquele que não ministra a aula como deve ser e permite o aluno irresponsável fazer a tarefa, o trabalho, a atividade da outra disciplina na hora da explicacao enqunto ele fala para as paredes.

É aquele que permite o aluno entrar e sair da sala na hora que bem entender, sem pedir permissão, com licença ou por favor.

Professor bom é aquele que permite que o aluno durma na sala, escute música, passe a aula toda nas redes sociais e atenda o celular alto e em bom tom em sala, na hora da explicação e não diga nada.

Professor bom é aquele que apenas conversa e não propõe o novo, porque o novo incomoda, dá trabalho, faz você sair da zona de conforto.

Professor bom é aquele disposto a sempre concordar com a turma e nunca ser notado pela mesma que ele é humano, tem vida além da sala de aula, precisa ler, pesquisar, planejar a aula, facilitar a aprendizagem e fazer com que o aluno possa ser protagonista da sua própria história, mais tarde, nas relações de interação com a sociedade.

O aluno não percebe que o professor tem objetivos, precisa também cumprir o seu papel de mediador de um conhecimento sistemático, preciso para o avanço do sujeito em processo de aprendizagem nas investidas futuras...

É possível ser cômico, mas não todo dia, todos os instantes, todos os momentos!

É possível ser camarada, mas não de forma a acostumar mal os outros envolvidos no processo de educação.

A educação se perdeu no meio do caminho! As problemáticas sócias e os problemas afetivos estão nas salas de aula, nos corredores da escolas e não sabemos ainda como resolver tantas demandas.

Qual é o papel do professor da escola? E do aluno?

Caso o professor apenas seja responsável para cuidar do aluno, quem será o responsável de cuidar do professor?

Preciso me refrescar em Paulo Freire, folhear novamente as páginas de Pedagogia da Autonimia para voltar a ter esperança, a acreditar na mudança, transformação e humanização do ser humano...

Por enquanto somente o cansaço, a falta de motivação e de esperança em dias melhores.

Marcus Vinicius