Tango

Sou um admirador da Argentina desde menino, mesmo nunca tendo visitdo esse país. Os nomes de Evita Perón, Di Stefano, Perón, Borges, Carlos Cardel e Che Guevara sempre me acompanharam, agra acrescida a lista pelo papa Francisco.Evita foi a musa dos descamisados. Di Stefano, foi um dos grandes craques do futebol. Borges foi um dos maiores escritores do mundo. E Gardel, ah, Gardel foi o tango, digo o rei do tango. Também mais dois argentinos são alvo de minha admiração, Maradona, um craque do nivel de Pelé, e um escritor que acho notável maior ue a maioria dos escritores brasileiros: Manuel Puig, autor de um dos melhores romances que li, "A Traição de Rita Hayworth", além dos fabulosos, Boquitadas Pintadas" e "O beijo da mulher aranha". Acrescentaria ainda o cinema argentino, um filme me fascinou, "O segredo dos teus olhos", nenhum filme brasileiro chegou perto.

Mas a minha admiração pela Argentina , independente do seu povo e sua literatura, é sem dúvida o meu fascínio pelo tango. Adoro esse gênero musical. É um dos meus preferidos desde a juventude. Detalhe: tanto acho linda a música como a dança. Quando sei que determinado filme tem uma cena de dança de tango corro para o cinema. Lembram daquela dança de tango em "Perfume de Mulher"? Arretada, o tango foi Per una cabeza.

O primeiro tngo que ouvi, se não me engano, foi "Caminito", depois "El dia que me queiras", "Cambalacho", "Esta tarde vai chover", "Mi Buenos Aires querido" e tantos e tantos outros tangos magníficos.

Depois descobri o tango de Piazolla. Fiquei fascinado. Era o tango renovado, uma espécie de BossaNova do tango. Ese Piazolla foi um dos maiores músicos do mundo.

Acho o tango uma musica nostálgica, sei que é um pouco triste. Mas é um triste chique, emocionante, algo que mexe com a gente. Uma espécie de doce melancolia nos envolve quando ouvimos um tango. Só sinto não saber dançar o tango.

Confesso que gosto de ouvir tango quando estou sozinho. É uama musica para a gent sentir, apreender, deixar que elea nos envolva.

O tango é uma música sublime. Viva o tango. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 18/09/2016
Código do texto: T5764446
Classificação de conteúdo: seguro