Guri

Para mim o melhor compositor da MPB em todos os tempos é Chico Buarque. Acho que só Noel Rosa é páreo para ele.

Ele fez verdadeiras jóias musicais, mas há uma música dele, não uito badalada, que acho maravilhosa: um libelo contra a sociedade capitalista que ainda permite a existêcia de crianças e adolescentes abandonados e largados nas ruas. É a musica "O meu Guri". Quando ouço me comovo e sinto o quanto ela é real porque presencio o problema.

Dia desses estava comprando uma revistaperto de um sinal de trânsito e vialguns garotosno meio da rua fazendo malabarismos, finásticas, outros vendendo balas e drops e uma menininha com uma caixianha de sapatos coberto de papel de presente e com um furinho no meio pedindo uma moedinha aos morotistas que paraval no sinal.

Raras eram as pessoas que davam alguma pratinha ou troco àqueles adolescentes e crianças, excluídos da sociedade. A maioria se esquivava e nem olhava para sos meninos, e quando o fazam diziam, "vão trabalhar, vagabundos!". E um deles, devia ser um ricaço, no seu carrão chegou a dizer palavrões à menininha da cixa de sapatos e, pasmem, ainda fez um gesto obceno para ela.

Fiquei com um nó na garganta, envergonhado, triste, impotente... A minha única reação foi colocar cinco reais na caixinha da meininha. Massabendo que isso nãoresolve nada. Mais: que todos nós somos responsáveis por essas crianças, sejamos esqurditas, centristas, direitistas, comunistas, fascistas ou o escambau. Essa verrgonhaé nossa. Tenho certeza que com o que se gasta com carros oficiais, diárias, mordomias e toda espécie de vantagens exras de políticos e autoridadesseria possível acabar com essa vergonha nacional. É um problema que desafia os cristãos, Exemplo: Cuba é um país pobre, mas lá não existe crianças abandonadas nas ruas.

Ouçam a musica do Chico e rezwmos para que o país desperte para acabarcom essa vergonha. "Olhaaí/ Aí, o meu guri, olhe aí, olhe aí!/ Éo meu guri". Ah, Brasil, cuida dos guris abandonados. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 17/09/2016
Código do texto: T5763991
Classificação de conteúdo: seguro