Políticos ou Idiotas ???

Quem me responde ?

Tomo a liberdade de compartilhar minha dúvida, com todos aqueles, que se dispõe a ler este pequeno texto.

Somos realmente governados por políticos ou por idiotas ?

Façamos um pequeno exercício, ignoremos os últimos 4, 8, 12, ou mesmo 30 anos de política no Brasil, tomaremos para nossa analise, apenas o que temos entranhado em nosso subconsciente sobre política e políticos brasileiros, e a etimologia das palavras político e idiota. Com base nestes e apenas nestes insumos, tentaremos responder a pergunta que não se cala:

Somos realmente governados por políticos ou por idiotas ?

Etimologia – Idiota

Do grego antigo idhiótis, uma derivação de idhios, que significa privado.

Idhiótis, seria algo como: individual, próprio, particular.

No contexto grego:

Homem que olhava apenas e diretamente a seu umbigo.

Homem direcionado apenas para seus assuntos e interesses pessoais.

Indivíduo não interessado na vida pública.

Não participativo na política.

Homem comum não capacitado para cargo público ou oficial.

No contexto atual, segundo meu prisma:

Cidadão, (homem ou mulher), que prioriza, ou mesmo visa apenas seus interesses pessoais, não levando em consideração a vida em sociedade. Para conseguir seus objetivos é capaz de sobrepor e até mesmo comprometer todos os aspectos da vida em sociedade.

Etimologia – Político

Do grego antigo politikos, derivado de politiké (política)

Politikos, seria algo como: relacionado aos cidadãos, homem público

No contexto grego:

Homem envolvido nos assuntos da polis (cidade).

Homem público, justo e capacitado a cargos públicos e oficiais.

Homem preocupado com o bem-estar de toda a polis e seus cidadãos.

No contexto atual, segundo meu prisma:

Cidadão, (homem ou mulher), indubitavelmente honesto, integro, e capacitado para o exercício de cargos públicos e oficiais, que prioriza os interesses da população e da vida em sociedade. Capaz de comprometer seus interesses pessoais em nome do bem-estar público.

E agora, quem consegue me responder, com honestidade:

Somos realmente governados por políticos ou por idiotas ?