O MENINO QUE QUERIA UMA BICICLETA - PARTE 3

---Está tudo bem com a mãe?

__Sim, tudo resolvido

---Pai, então porque os governantes não proíbem utilizar os juros compostos nas transações financeiras?

__Filho, teria que perguntar aos governantes. O governo federal tem as informações necessárias para implantar uma mudança tão complexa como esta.

---Mudança tão complexa? Como assim?

__Não tenho o conhecimento necessário para falar sobre uma mudança como esta, mas posso te dizer o que penso sobre isto.

---Diga

__Acredito que isto vai envolver todas as instituições brasileiras. No ano de 2015 o governo arrecadou cerca de 2(dois) trilhões de Reais, deste valor, quase metade, ou seja, 1(um) trilhão foi para pagar juros e amortizações da dívida pública, 20% para INSS, 9% para Estados e Municípios, 4% Saúde, 4% Educação, 3% Trabalho, ou seja, estes itens representam cerca de aproximadamente cerca de 90(noventa) % de tudo que foi arrecadado em 2015.

A diferença de10(dez) % é para pagamento de todas as outras despesas, tais como: Segurança, Habitação, Ciência e Tecnologia etc.

__Como se pode observar a metade do que se arrecada é para pagamento de juros e amortizações da dívida pública, juros estes cuja base de correção é a de juros compostos. Conclusão, não sobra dinheiro para se fazer praticamente nada.

Os políticos discutem reformas: tributária, fiscal, administrativas, ministerial, do INSS, mas não mencionam uma reforma de pagamento de juros e amortizações da dívida pública. E ai, eu me pergunto por que não discutem sobre a base de juros compostos utilizadas no Brasil?

Imagine se houvesse uma redução de 20% na dívida de juros e amortizações, isto equivaleria a nossa maior dívida que é a do INSS. Isto seria bastante importante para o país. Com certeza, se não houver nenhum desvio, e se bem administrado, seria bom para o Brasil. Você se lembra quando fizemos a comparação de compra financiada de juros simples e juros compostos. Juros simples pagaríamos 3(três) bicicletas e juros compostos 6(seis) bicicletas.

---Puxa! Você hoje está com vontade de falar.

__Você tem razão, vou tomar um copo de água, volto logo.

---Pai, quando você voltar me diga quem recebe este 1 (um) trilhão.

Fernando Monte
Enviado por Fernando Monte em 16/09/2016
Código do texto: T5762621
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.