CARIOCAS...

O colunista sugeriu que os leitores enviassem preferências e opiniões. Minhas ideias tardias não podem incluir locais e/ou roteiros desconhecidos, não sei onde fica tal rua, os cheiros das flores, nunca provei o sabor de tal restaurante, não vi ‘in loco’ os bichinhos que saem das matas do entorno e por lá circulam com naturalidade – borboletas, pássaros, miquinhos...

O patrimônio imaterial tombado...

O espírito carioca é um desleixado charmoso. Um “desligadão” mesmo. Um eterno naturista. Um eterno piadista irreverente. Aquele muito bem representado nas pedras - Rio entre o mar e a montanha -, não gigante adormecido e sim que finge dormir... Aquele tipo honesto, bem humorado, bom caráter. O que acredita no ‘vai melhorar’... Seja ELE ou ELA, short e sandália de borracha, pra lá e pra cá, sem espanto ou censura. Aquele que vai de bermuda ou mesmo sunga (bairro de praia, evidentemente) ao caixa eletrônico na calçada. Patrono São Sebastião flechado, quase desnudo. (E vejam: fundação da cidade – status direto: não começou pelas fases de povoado e vila – de São Sebastião do Rio de Janeiro, nome dado em homenagem ao rei de Portugal, por Estácio de Sá, sobrinho do governador-geral, a 1 de março de 1565, expulsão dos franceses em 20 de janeiro de 1567... e o feriado municipal não é em março, pode? Estácio acabou também flechado.) Aquele que reclama da fila, mas logo engrena papo com um bando de gente, sem preconceito ou pudor. Aquele que ama o horário de verão para o chopinho gelado na calçada ou a cerveja no botequim pé-sujo ou a praia mais próxima do centro da cidade. O que de fato sabe paquerar. A pelada dos domingos e feriados. A caipirinha como entrada e saideira. A feijoada com um mínimo de 7 salgados. O churrasco amigo e o violão mal tocado. E as estórias que correm as ruas da velha Lapa até hoje?! Imaginária figura eternizada – o malandrão que vestiu uma camisa listrada e saiu por aí... Consta que há um bloco de carnaval que desfila de costas, a cada dois anos, no ponto máximo da zona sul, o Vade Retro. E outro, o Sovaco do Cristo... Maior irreverência ativa impossível!

Nascerei carioca na próxima encarnação?!...

--------------------------------------------------------------

INSPIRAÇÃO:

“Coluna Gente Boa: Maravilhas imateriais dão show no Rio” “Que maravilha!” – Jornal O GLOBO, Rio, 12 e 19/08/07.

F I M