Narcisos

A vaidade é natural, até os mais humildes possuem uma dose de vaidade.Acho até,pasmem, que o excesso de humildade é uma forma de vaidade. Resumo da ópera bufa: toda pessoa normal possui um viés de vaidade.

O que não é natural é o "complexo de narciso", ou seja, o exagero de vaidade, a vaidade doentia. A vaidade que, não raro, se confunde com a prepotência, autoritarismo e fascismo.

Não manjo nadinha de psicologia(quem é expert no assunto é a musa deste Recanto, Norminha), mas acho que a vaidade excessivas de algumas pessoas tem muito a vercom reclaques enraízados em suas almas, mentese corações, mantêm uma raiva congelada dentro de si por terem sido alvo de problemas em algum momento de suas vidas, principalmente na infância ou adolescência. A vaidade adulta seria uma espécie de desforra, compensação, volta por cima. Esse surto de se achar dono do mundo, perfeito, bonito, mais inteligente..., seria uma espécie de retaliação ao passado, aliviaria o recalque gerado pelos tempos das vacas magras.

Se prestarmos atenção a alguns "narcisos caboclos", vamos constatar que eles evitam sempre falar sobre sua infância e adolescência, é como se tivesse riscado essa parte de sua biografias.

Acho isso um absurdo, sinto um misto de asco e pena pelos que se fantasiam de pavões para compensar as dificudades do passado. Na minha opinião, passei por dificuldades, essa fase me orgulha e me deu forças para lutar, faz parte da minha história e, claro, apesar das dificuldades fui muito feliz. Deus me livre de me envergonhar do meu passado. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 13/09/2016
Código do texto: T5759368
Classificação de conteúdo: seguro