O APAIXONANTE FUTEBOL
Se o jogador de futebol fosse torcedor ferrenho e apaixonado pelo clube que joga, como aquele torcedor que em todas as partidas, às vezes pagando com dificuldade a entrada para o campo de jogo, enfrentando filas, sol, chuva, frio, transportes lotados, brigas de torcidas organizadas, se esforçaria bem mais para ganhar a partida e obter os três pontos na classificação geral, no caso do futebol. O futebolista, jogador renomado, ídolo de torcida, ganhando vultoso salário, nem sempre dá o maior de si durante os noventa minutos de jogo, às vezes disperso e desligado, esquecendo-se dos torcedores nervosos, com os corações a mil. Não divide uma bola com decisão e firmeza , quer fazer jogada de efeito, dar uma “caneta” no adversário, quer fazer gol de placa ou de letra, para receber aplausos da torcida e acaba perdendo a bola e o gol, que poderia dar a vitória a seu time. Muitas vezes procura o cartão amarelo por desrespeitar o arbitro, autoridade máxima da partida e se esse cartão for o terceiro pegará uma suspensão de um jogo, que faz parte do regulamento do nossos campeonatos de todas as séries.
E a angústia do torcedor não conta? E se o time perder o título? E se o time for rebaixado? Será que o profissional observa e leva em conta tudo isso?
No fim da partida onde seu time foi derrotado diz ao repórter que o entrevista:
—Na próxima partida é levantar a cabeça e vamos tentar jogar melhor ganhar, hoje não deu certo.
Acho que os clubes jogadores mais bem preparados e mais “profissionais,”física e tecnicamente, dessem um pouco mais de si, no palco do jogo, com seriedade, com garra, determinação, companheirismo, e uma vontade férrea de ganhar, os times de maior expressão ganhariam mais jogos, dariam mais alegrias aos seus torcedores, que na realidade são os que ajudam a pagar os seus altos salários, clubes e jogadores receberiam mais prêmios pela conquista desses títulos, é quase uma questão de lógica no futebol.
Os campeonatos seriam bem melhores, os estádios estariam sempre cheios, com grandes rendas e os clubes com mais dinheiro em caixa. Os clubes, são na realidade entidades sem fins lucrativos e que se encontram quase sempre endividados, por culpa também da federações que organizam mal os campeonatos e dos Cartolas dos Clubes que não seguram os melhores jogadores tirando o brilho e excelência dos times.
No profissionalismo não existe mais aquela garra e vontade de ganhar que existiam nos campos de várzea de antigamente.
Infelizmente para nós torcedores apaixonados.