MÁRTIRES: OS DO PASSADO E AINDA HÁ OS DO PRESENTE... 16h01min.

As temperaturas de nossa cidade, nestes dias mais parecem de verão, mas ainda estamos no inverno, por isto não estamos “invejando” a amiga Suzana, que tem o privilégio de morar em Fortaleza...

Novamente, assistimos pela TV, um filme documentário sobre a vida, de um padre* que morreu aos 36 anos, pasmem! Fuzilado no México.

Os mártires, sempre existiram ao longo de nossa história, são almas missionárias que viveram além de tempo, colocando suas vidas em sacrifício, em testemunho da Verdade, neste caso estamos nos referindo especificamente aos ideais do Cristianismo, cuja figura messiânica de Jesus, de sua Mensagem da Boa Nova, teve os que o entenderam, e muitos deram suas vidas em testemunho a estes ideais...

Quando falamos em mártires, a primeira lembrança que nos vem à mente é Coliseu, o circo romana, em que os primeiros cristãos eram sacrificados, pelos mais diversos meios, mas, apesar de tudo não esmoreciam em sua Fé! Mesmo que isto causasse a perda de suas vidas. A turba eloquecida aplaudia de pé!

Há nas tradições do cristianismo, que Estevão, foi o seu primeiro mártir.

Quanto ao filme documentário, que assistimos ontem, muito embora o começamos ver pela metade; este padre e seus dois irmãos foram acusados injustamente, de participarem do atentado ao ex-presidente do México, Álvaro Obregón, os irmão foram ele e os dois irmãos foram presos, sem julgamento e direito a defesa, condenado ao fuzilamento; há uma foto, ele de braços abertos gritando antes de ser fuzilado: Viva Cristo Rei!

Seu irmão também teve o mesmo destino; porém, momentos antes de executarem o terceiro, irmão veio uma Ordem Judicial, para suspenderem as execuções, pois, era arbitrário e ilegal, e este foi salvo nos momentos que antecediam sua execução...

Conta o filme, que este padre era extremamente dedicado, as suas funções, muito querido pela comunidade, fazia um excelente trabalho de ajuda aos necessitados, além do pão material era associado ao “pão” d´alma...

Tudo se passa nas décadas de 20, em que o México passava por turbulência política e econômica; sendo assim, era preciso achar “culpados”, castigá-los sem julgamento...

Ele é um dos mártires do presente, nestes quase dois mil anos de cristianismo; este padre morreu com somente 36 anos; sem culpa da acusação...

Os Ideais da Espiritualidade Maior não ficam restritos a um seguimento religioso; mas sim ao sentimento da RELIGIOSIDADE, que não prendem a uma religião... 16h52min.

Curitiba, 12 de setembro de 2016 - Reflexões do Cotidiano - Saul

http://mensagensdiversificadas.zip,net

*Miguel Augustin Pro, nasceu em Guadalupe, em 13 de janeiro de 1891, faleceu na cidade do México em 23 de novembro de 1927; foi um padre católico, membro da Companhia de Jesus. Em 25 de setembro de 1988, foi beatificado por João Paulo VI

*Datas e nomes compilados da Wikipédia.

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 12/09/2016
Código do texto: T5758735
Classificação de conteúdo: seguro