11 de setembro já era

Hoje faz 15 anos do ataque dos às Torres Gêmeas nos EUA. Foi um ato terrorista que assustou, consternou e revoltou o mundo. Os terroristas destruiram um símbolo do capitalismo no coração da América, demonstrando que o país mais poderoso do mundo era vulnerável. A retaliação americana e dos seus aliados foi imediata e culminou com a Guerra do Iraque, justificada com a mentira de Bush das tais armas de destruição em massa. E conseguiram matar Bin Laden. Resolveram o problema? Não, porque para resolvê-lo seria preciso mexer com o mercado, ou seja, com o sistema imperialista. Não se trata de amenizar o horror do terrorismo que é um crime inominável, mas de entender que quem aciona os terorristas é a interferência do capitalismo na política interna dos países árabes e sua sede pelo lucro. Muitos estudiosos, até mesmo o papa, já chegarama essa conclusão: é preciso deixar que os árabes resolvam eles mesmos os seus problemas internos.

A verdade é que o 11 de Setembro já era. Por quê? Simplsmente porque os terroristas entenderam que elaborar ações espetaculares é menos rentável do que realizar ações menores e constantes. Daí estarem empreendendo uma espécie de guerra de guerrilhas do terrior em diversos países ocidentais. Um horror muito pior e, sejamos, francos, que mata ainda mais inocentes. É verdade, após esses ataques menors há sempre retaliação lançam bombas nos aíses árames, caça terroristas. Resolve? Não. Só o que pode resolver é ir às raízes do problema. Deixar que os árabes resolvam seus problemas internos sem impor a eles o modo de vida americano de viver. O imperialismo é culpado sim pelos ataques terroristas. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 11/09/2016
Código do texto: T5757221
Classificação de conteúdo: seguro