A CRUELDADE COMETIDA AO NOSSO CARDÁPIO-PARTE II

Não é só “ao nosso cardápio animal”, é também, e principalmente, a nós mesmos quando as indústrias processam certos alimentos visando apenas o lucro.

A tendência é viciar o consumidor em altas e irresistíveis doses de açúcar, sal e gordura, inclusive trans. Embalagens criativas, bonitas, enlatados ou em plásticos tentadores até para a decoração da cozinha, com plantinhas na janela... e na maioria das vezes oferecendo compras casadas (dois diferentes produtos de uma única marca) ou brindes (brinquedinhos). Raras as informações sobre os ingredientes, alertando sobre a presença de certas proibições a alérgicos ou portadores de determinadas doenças, sem possibilidade ao controle alimentar. Praticamente impossível dieta saudável baseada nestas não-informações.

Em todo caso, num dia de muita tentação gulosa, permitido o prazer ocasional e simpático de um punhadinho de chips, uma fatia de pizza, um pequeno cachorro-quente, um copo de refrigerante......... não um pacote inteiro ou a pet de 2 litros.

(Em casa, tentadores pudim da doçaria de origem portuguesa – 11 gemas e 1 ovo inteiro. Opções: 1-comer e elogiar; 2-dormir no sofá ou... divórcio.)

O que você acha? Opine.

RECOMENDO a leitura da crônica “Estão comendo demais. É uma tentação”, de CDA (originalmente publicada em O Estado de Minas, 1/10/77).

HQ – A CABEÇA É A ILHA, de André Dahmer – 3 quadrinhos – Brinquedos do Demônio: um desenho colorido e tentador em cada – nuggets, bebida energética, pratão versátil de comida a quilo // 4 quadrinhos – Querido Diário: 14 de abril – pizza, vinho; 15 de abril – milk-shake e 2 canudos; 16 de abril – hamburgão, batatas fritas, suco de fruta; 17 de abril – dieta – 3 grãos no prato e meio copo com água. ----- HQ – DUSTIN, de Steve Kelley e Jeff Parker – 4 quadrinhos – Irmão e irmã conversando – Ele: “Fitch e eu vamos na feira... Quer ir com a gente?” Ela: “Hum... Vamos ver... Passeios assustadores e de alto teor calórico! Alimentos gordurosos para adicionar polegadas à minha cintura! Podem ir!” Ele: “Mas todo mundo sabe que existe uma maneira simples de aproveitar a feira sem ganhar peso! É só você comer em casa antes tudo que tiver vontade!”

F I M