LONGE É UM LUGAR QUE NÃO EXISTE!
Comentários no link http://carloscostajornalismo.blogspot.com.br/2016/09/long-e-um-lugar-que-nao-existe.html
Longe é um lugar que só existe para a pessoa que não luta pelo que deseja, em todo e qualquer campo da vida humana! Mas quem luta com vigor, determinação, coragem e objetivo para alcançar as metas traçadas para sua vida, certamente as alcançará, mesmo que o caminho lhe pareça difícil e complicado, ou quase impossível!
A meta traçada, o desejo de vencer de mudar a vida para melhor, mais facilmente se dará se tiver muito estudo, trabalhar com honestidade, fizer um trabalho responsável, determinado e juntar todo seu conhecimento empírico com o acadêmico ou o científico. Ninguém muda ninguém à priori. Só a educação, o estudo, fará uma pessoa mudar de um patamar a outro da vida social, sem ser desonesto, enriquecer rápido demais. O estudo não enriquece ninguém, mas facilitará a obtenção de recursos financeiros. Se tiver conhecimento empírico, junte-o ao acadêmico e a outros que possuir e transforme-os em conhecimentos críticos, mas seja um crítico social responsável, coerente e firme em suas posições. A certeza absoluta sempre terá três verdades: a sua, a minha e a do outro! Não arrede de sua meta. Se conseguir chegar aonde almeja, a sua vitória será melhor! Se não conseguir, não desista de tentar: a vitória esperada talvez o espere logo depois da próxima esquina. Talvez, também, você diga que não precisa mudar nada, porque sabe como fazer tudo mais facilmente, sem muito esforço. Tudo, porém, poderá ser efêmero e desmanchar como se fosse um castelo de areia. Faltar-lhe-á um alicerce firme que só na educação se pode conseguir. Ela deve ser crítica e responsável! Mesmo que ache que sabe, ainda saberá menos ainda. O conhecimento é infinito. Quando mais se conhece, mais e mais se deseja conhecer para mudar a si e aos outros que lhes rodeiam.
“Ah, isso é muito longe, inalcançável” . Essa expressão muito comum e usada como desculpa por quem se deixou derrotar antes de tentar, por quem também se entregou à melancolia e não teve coragem de dar um primeiro passo por força de vontade de mudar alguma coisa! Isso se soma ao atual individualismo, egoísmo, egocentrismo da sociedade que pensa só no si e não no coletivo. Essa atitude tem sido a tônica em muitas pessoas que não fazem nada para mudar coisa alguma e se contentam com a desculpa que tudo é longe. Digo: nada é longe. Longe é um lugar que não existe ou só existe na mente dos que já nasceram derrotados. Digo, tudo é perto, inclusive a more, que pode nos encontrar em qualquer esquina, a qualquer momento, Ela chega sempre sem avisar e não inventa desculpas para alcançar indistintamente a todos.
Vivendo sem meta ou projeto de vida, por menor que posa ser, cedo ou tarde a derrota lhe alcançará, a menos que decida sair do imobilismo e dar um primeiro passo rumo à vitória, mesmo que ela lhe cause medo. Medo é o inverso da coragem e todos nós temos medo, inclusive eu. Só não tenho medo da morte porque sei que viverei ao lado de DEUS!