Contradição Americana

Fica difícil um brasileiro criticar o sistema eleitoral dos EUA, principalmente porque lá inexiste qualquer tipo de golpe, seja militar ou parlamentar. A democracia americana não sofre interrupção.

Mas há algo que considero, no mínimo, uma contradição: quem elege o presidente não são os eleitores diretamente, mas os delegados eleitos em cada estado, umaespécie de colégio eleitoral. Tem mais: um candidato a presidente pode ter mais votos que o outro e não ser eleito. Foi o que aconteceu com Al Gore, teve mais votos do povo que Bush mas perdeu a eleição. É que há estados que possuem mais delegados, então quando um candidato ganha num grande estado leva todos os delegados, mesmo que ganhe no estado por um voto. Certo? Não sei, acho meio estranho, mas vem valendo há muito tempo e ninguem questiona. Para mim a eleição de verdade é a direta pelo povo, sem esse colégio eleitoral, os delegados, do jeito que é feito parece uma eleição indireta. Fica difícil para quem é rasileiro aceitar que quem tem mais votos possa perder a eleição. Muito embora se possa cassar qe tem mais votos e se elege presidente mesmo sem ter praticado nenhum crime de responsabilidade, ficamos sem moral para censurar o sistema americano, npe mesmo?

Mesmo com os defeitos e o golpismo ainda prefiro o nosso sistema, eleger quem tem mais votos. Do americano, pasmem, eu gosto porque eles nao usam urna eletrônica. Como Brizola, eu desconfio da urna eletrônica, se os hackers entra até no computador da Nasa por que nao entariam no do TSE? A outra coisa postiva é o voto voluntário vota quem quer. E ha uma terceira. os plebiscitos, as pessoas votam nos candidatos em em questões estaduais. Acho algo arretado, o povo decidir sobre as mudanças e nao os deputados e senadores.

Fico por aqui, na matéria su apenas um curioso. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 08/09/2016
Código do texto: T5754907
Classificação de conteúdo: seguro