LUCAS ERA UM GAROTO REBELDE

Aliás, os três filhos de seu Onofre eram rebeldes. Antero de 14 anos, Jacinto de 12 e Lucas de 10, este último não respeitava ninguém, batia em todas as crianças da vizinhança, xingava adultos e velhos, só não empombava com adolescentes que fossem capazes de fazer frete ao três.

Um dia de inicio de primavera Lucas e mais dois de sua idade chegaram na cerca, então ele gritou:

- Tio, podemos pegar umas laranjas? - o tal vizinho que ele chamou de tio, abriu o portão e alcançou uma sacola para cada um. Depois de enchê-las, um deles tirou o blusão deu três nós e transformou-a num saco e começou a colocar frutas lá dentro.

O tio reclamou e mandou que parassem. Assim que passaram o portão agradeceram-lhe com várias pedradas nas telhas.

Ele respondeu-lhes,que iria queixar-se para o pai deles e isto foi feito, mas praticamente não adiantou de nada, pois seu Onofre disse que havia perdido a autoridade sobre os filho, principalmente pelo Antero que estava envolvido com drogas e andava armado.

Passadas algumas semanas e os três não foram vistos pelas vizinhanças. Curioso o vizinho apedrejado perguntou por elas no boteco da esquina e lá veio a resposta:

- Não tomaste conhecimento? - Mudaram-se na noite de terça para quarta-feira da semana passada e ninguém sabe pra onde foram.

O filho mais velho dele foi encontrado morto com um tiro no olho. Ele devia para um traficante da vila Araçá.

Se os mais moços estão vivos ninguém sabe, mas lá se vão 12 anos.

A autoridade é uma qualidade intrinsecada do ser humano, que varia de pessoa para pessoa. Ela está lá, independente da índole da pessoa e do propósito que se destina. A autoridade pública obedece regulamentos, mas mesmo assim depende da qualidade individual da pessoa que ocupa posição que a exige.

No caso do seu Onofre, o medo devolveu-lhe a autoridade para dentro de casa, para que em menos de 24 horas convencesse todos da casa para partirem sem deixar rastros.

Ontem algumas pessoas perderam a autoridade pública. Todos esperamos que não tenha sido por medo, pois faltarão camas para que se escondam sob elas!

ItamarCastro
Enviado por ItamarCastro em 07/09/2016
Código do texto: T5753151
Classificação de conteúdo: seguro