Rabada

Hojé é o Dia da Independência. Há paradas militares, escolas e colégios desfilam, as pessoas se arrepiam ao ouvir hinos, enfim, o amor febril pelo Brasil acontece, muito embora uma parte considerável das pessoas que não são patriotas sazonais, prefere aproveitar o feriado para ir à praia, passear, descansar em casa ouvindo musica, assistindo a filmes e à tevê ou tomando umas e outras, sem dar a menor bola paraa "data magna" . Estou incluído dentreos que não suportam paradas e nem patriotismo sazonal.Arrenego.

Reconheço que foi positivo noslivrarmos de Portugal. Mas o episódio da Independência que é ensinado nas escolas é completamente invrídico. Aquee quadro famoso que mostra o imperador montado num cavalo e de espada em riste gritando"Indepedência ou Morte" é uma mutreta, foi feito por encomenda, é pura ficção. As coisas não se passaram assim.

Na verdade, quando recebeuos "correios" com as tais correspondêcias, Dom Pedro estava se aliviando no ato, estava com uma caganeira danada devido a uma "rabada" (acrescida por um sarapatel apimentado) que comera na casa da amante, a fogosa Marquesa de Santos, e por isso não verade cavalo, mas de burro, parando de instante em nstante para cagar no mato. Ele ao saber dasexigências da corte não pronunciou a tal frase, apenas se irrtou e disse que estava rompido por Portuga, aí inventaram todo o roteiro,enfeitando o maracá. Dizem que a fedentina às margens polácidas e secas do Ipiranga era de lascar o cano porque caganeira de rabada e de sarapatel fede paca.

A Independência devia ser mais comemorada destacando as revoluçoes e movimentos de verdade e seusheróis caso de Tiradentes, Frei Caneca e outros. Dom Pedro era um péssimo administrador, truculento, gostava de fazer certos negócios com o Chalaça e era estúpido com a esposa como conta Laurentino Silva no excelente livro, 1822. Leiam o livro. Agora vou tomar umas lapadas e tirar o gosto com sarapatel, mas ja tomei remédio para nao ter caganeira. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 07/09/2016
Código do texto: T5752982
Classificação de conteúdo: seguro