O inseto morto

O que era você? Um inseto morto na janela do ônibus. Grudado. Corpo no vidro. Olhos abertos para sempre olhando para fora da janela fechada. Alguém, com o peso de suas mãos, te carimbou sobre o vidro impenetrável, impermeável, tão forte, mas tão forte, que você foi ao encontro da morte. O pior encontro de toda a sua vida. E você, vida mesquinha que era, nada pôde fazer. Salvador nenhum te salvou. Santo nenhum te ajudou. Amigo nenhum te acudiu. Prece nenhuma impediu. Porque sua vida... sua vida era miserável perto da vida de um humano. Para um humano, o que é a vida de um inseto? Inseto: nasce, cresce, talvez reproduza e, por fim, no ciclo natural da vida de um inseto, é morto. E se você ousar dizer que sua vida em nada difere da vida de um humano... ai de você! Mas isso não te faz ser humano, nem faz deixar de ser inseto. Você, simplesmente por ser inseto, está condenado a ser morto por alguma mão humana. Grudado no vidro da janela do ônibus. Pessoas passam e nem notam sua existência. Sua morte não serviu de nada. Não teve plateia. Foi simplesmente patético e comum. Quantos insetos aquela mão já esmagou? Te matar foi apenas mais um ato corriqueiro de um ser humano que vive milhares de dias a mais que você. Ato insignificante de um segundo. Para o humano. Afinal, o que é a vida de um inseto? Você foi um nada na vida desse humano. Não adianta procurar significado: não há. A vida de um inseto: tudo para ele; nada para o humano. Nem para si mesmo deveria ter significado, já que insetos não têm consciência. Ou têm? Não importa. Para o humano não tem, e isso é tudo que interessa. Se é assim, matar, que mal tem? Pois não pesa na consciência de um humano. Conto quantos insetos já matei com essas mãos e não estou ligando. Conto quantos já matei da mesma forma que conto os minutos para chegar ao meu ponto. Desço do ônibus, mas deixo no vidro uma lembrança: um corpo morto. Uma vida insignificante. Como a minha. Que ela se liberte do seu corpo carnal de inseto e possa ser algo mais do que isso. Algo mais livre. Que seja algo.

Ka Y
Enviado por Ka Y em 06/09/2016
Código do texto: T5752753
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.