Saudades de Você !

ERA UMA VEZ UM RIO MUITO BONITO QUE NASCEU POR ACASO NO MEIO DO MATO.

ELE TINHA UMA BELEZA ESPECIAL PORQUE CONSEGUIA REFLETIR O BRILHO DA LUA, AS CORES DO SOL E TODA NATUREZA A SUA VOLTA .

DENTRO DELE EXISTIA UM MUNDO MÁGICO ONDE DIVERSAS ESPÉCIES DE ANIMAIS TINHAM VIDA PRÓPRIA E CONTRIBUÍAM ATIVAMENTE PARA O EQUILÍBRIO DO PLANETA .

OS PEIXES VIVIAM EM GRUPOS, OS CRUSTÁCEOS ERAM UNIDOS E AQUELA COMUNIDADE FAZIA O MAIOR SUCESSO DEBAIXO D’ÁGUA.

DURANTE ANOS FOI ASSIM E NADA ATRAPALHAVA A FELICIDADE DAQUELAS CRIATURAS EXÓTICAS QUE CURTIAM A VIDA NUMA BOA .

SEM FALAR NO PEIXINHO PIXOTE QUE SE ACABAVA DE TANTO REINAR NA CORRENTEZA DO RIO, FAZENDO MIL TRAVESSURAS E DEIXANDO TODO MUNDO DE BARBATANA EM PÉ .

NA SUA CABECINHA DE PEIXE ABOBADO AQUELE PARAÍSO NUNCA TERIA FIM .

COM CERTEZA SEUS FILHOS E NETOS SERIAM CRIADOS ALI, DANDO CONTINUIDADE ÀS SUAS TRAQUINAGENS .

ATÉ QUE DE REPENTE ALGO MUITO SINISTRO ACONTECEU E NUNCA MAIS AQUELE RIO FOI O MESMO .

NÃO SE SABE SE ERA DIA OU NOITE, PORÉM UM BARULHO ENORME ACABOU COM O SOSSEGO DA GALERA .

PIXOTE QUASE CAIU DURINHO DA SILVA , COM OS OLHOS ESBUGALHADOS DE TANTO SUSTO .

COISA DE LOUCO ! PARECIA QUE O RIO ESTAVA SE RACHANDO AO MEIO E TODA A VIZINHANÇA ABANDONOU O LOCAL , PERDIDA E SEM RUMO .

ALGUNS PEDIAM POR SOCORRO, JÁ OUTROS NÃO TINHAM NEM FALA .

HOUVE UM DESMORONAMENTO DE PEDRAS E TODO O PARAÍSO SUMIU DE SEUS OLHOS , SENDO TOTALMENTE OCUPADO POR UM ENORME SOFÁ VELHO E ALGUNS CACARECOS ESTRANHOS .

PEIXOTO SÓ PENSAVA EM NADAR BEM RÁPIDO E QUASE ENTROU EM ÓRBITA, COM SUA SUPER NADADEIRA PODEROSA .

LEMBROU-SE DOS COMPANHEIROS DE INFÂNCIA, DAS BRINCADEIRAS NO FINAL DA TARDE, DOS PLANOS QUE FAZIAM PARA O FUTURO ...

- ADEUS FAMÍLIA, CASA, LUGAR .

ANTES PARECIA TUDO PERFEITO , ETERNO E INATINGÍVEL .

EMBORA NÃO CONHECESSEM DE PERTO O CRIADOR DAQUELE PARAÍSO, ACREDITAVAM SER “ALGUÉM” MUITO ESPECIAL QUE SABIA ENCANTAR A TODOS COM TAMANHA BELEZA .

ALI ERA O SEU LAR , QUE FOI LHE OFERECIDO COM MUITO CARINHO E POR ISTO MERECIA RESPEITO .

PIXOTE NÃO CONSEGUIA ENTENDER O MOTIVO DAQUELA DESTRUIÇÃO E SENTIU UMA IMENSA TRISTEZA .

ENQUANTO NADAVA PARA BEM LONGE DALI, ERA AINDA BOMBARDEADO POR LIXO DE TODO O TIPO E TAMANHO .

TINHA GARRAFAS DE VIDRO E DE PLÁSTICO, LATAS, RESTOS DE ALIMENTOS E CAIXAS DE PAPELÃO . O MAU CHEIRO LHE DEIXOU TONTO, COMPLETAMENTE DESNORTEADO .

PIXOTE TENTOU REAGIR, MAS O RIO FOI FICANDO CADA VEZ MAIS POLUÍDO E AS PLANTAS MORRERAM “ENVENENADAS” .

SUA ÁGUA FICOU TÃO ESCURA QUE NÃO DAVA MAIS PARA VER AS PEDRINHAS NO FUNDO .

E O TEMPO FOI PASSANDO LENTAMENTE ...

PIXOTE JÁ ESTAVA VELHINHO, MAS AQUELE RIO NÃO SAIA DO PENSAMENTO . FOI NELE QUE VIVEU OS MELHORES MOMENTOS DE SUA VIDA .

ATUALMENTE MORAVA EM OUTRO LUGAR , PORÉM CORRIA O BOATO QUE TODO O LIXO INVADIU O LOCAL .

A LARGURA DO RIO DIMINUIU E A PROFUNDIDADE TAMBÉM,SOBRANDO POUCO ESPAÇO PARA A ÁGUA CORRER .

O RIO FICOU ESTREITO E SUMIU DO MAPA .

PIXOTE AGORA JÁ ERA UM PEIXE SÁBIO E COMPREENDEU O GRANDE DESASTRE QUE HAVIA OCORRIDO NO RIO DE SUA INFÂNCIA .

ALGUMAS PESSOAS ACHAM QUE O RIO É UMA IMENSA LATA DE LIXO , CONTRIBUINDO ATIVAMENTE PARA O SEU DESAPARECIMENTO .

SÓ QUE NÃO PERCEBEM QUE QUANDO UM RIO DESAPARECE, TODO UM ECOSSISTEMA SE ACABA .

E FOI ASSIM QUE PIXOTE CONTOU PARA SEUS FILHOS E NETOS A TRISTE HISTÓRIA DE UM RIO QUE JÁ NÃO EXISTIA MAIS, FAZENDO PARTE APENAS DE SUA ETERNA LEMBRANÇA .

Silmara Torres Retti