SANTO AGOSTINHO... 21h59min.
Lá por uma hora da tarde, deste domingo, ligamos na TV Católica, sempre que possível o fazemos, pois os filmes são de personalidades de destaque na história do cristianismo...
Quando a vida deste personagem que morreu há 1586 anos, * confessamos que muito pouco sabíamos sobre ele; o filme sucintamente dá alguns aspecto de sua vida, excepcional capacidade de oratória, sempre convincente em seus discursos, até a idade de 33 anos, (ano 387) tinha uma vida normal dos procedimentos da época, com varias esposas; a vida de sensualidade e bebida, exerciam um fascínio no seu dia a dia...
Mas, cada ser humano, tem o dia de seu “despertamento”, pela busca dos valores eternos, ele não foi exceção, ao se converter ao cristianismo mudou radicalmente os seus atos; “morria” o homem “velho” para surgir o “novo”, foi quando iniciou sua carreira eclesiástica, chegando a ser destacado Bispo, “ele é amplamente considerado como sendo o mais importante dos Padres da Igreja no ocidente...
“Suas obras primas são: A Cidade de Deus, e Confissões. Ambas sendo estudadas atualmente.” *
No O Evangelho Segundo o Espiritismo, há uma longa mensagem redigida por ele, por via mediúnica, isto em 1862, faz parte do capítulo XIV, é evidente que não iremos transcrever na íntegra; o título é: A Ingratidão dos Filhos, e os Laços de Família. Não podemos pelo menos de nos furtar de digitar as palavras finais de sua mensagem...
“Os espíritos que a semelhança dos gostos, a identidade de progresso moral e a afeição levam a se reunirem, formam famílias, em suas migrações terrestres, se procuram para se agruparem como o fazem no espaço; daí nascem as famílias unidas e homogêneas e se, em suas peregrinações, estão momentaneamente separadas, reencontra-se mais tarde, felizes com os novos progressos.
Mas como não devem trabalhar unicamente para si, Deus permite para os Espíritos menos avançados venham a se encarnar entre eles para aí haurir conselhos, e bons exemplos, no interesse de seu adiantamento; eles causam, por vezes perturbações, mas aí está a prova, aí está a tarefa. Acolhei-os, pois, como irmãos; vinde em sua ajuda e, mais tarde no mundo dos Espíritos, a família, se felicitará de haver salvado do naufrágio os que a seu turno poderão, salvá-la de outros.” (Santo Agostinho, Paris 1862).
*Santo Agostinho, nascem em 13 de novembro de 354 em Tagaste, Numídia (Moderna Souk Aharas, Argélia. Morte 28 de agosto de 430 (75 anos), Hipona, Numídia (moderna Annaba, Argelia). 22h54min. Curitiba, 04 de setembro de 2016 – Reflexões do Cotidiano – Saul http://mensagensdiversidcadas.zip.net
*Datas e nomes compilados da Wikipédia.