Saci na Política

Admiro os escritores de ficção porue eles criam personagens e inventam fatos incríveis. Tenho uma inveja danada deles. Tento escrever ficção, ecrevo, mas sai muito ruim. Quando conto alguns causos aqui no RL não invento nada, apenas relato fatos que tomei conhecimento ou que deles fui testemunha ocular ou quase ocular.Quem nao me conhece tem o direito de duvidar, mas juro que são causos (ou casos) verdadeiros. Talvez em alguns em enfeite um pouco o maracá, mas de leve, e troco os nomes, só isso.

Nesta oportunidade, como estamos vivendo uma campanha política municipal, vou contar um causo acontecido em Pesqueira, hilário, mas verdadeiro. Um sujeito, funcionário público sem dúvida achando que estava ganhando pouco resolveu aumentar seus ganhos e. aí, se candidatou a vereador. Ele não tinha a menor vocação política,se fosse apelar apenas para o discurso e conversa com o eleitor estaria frito. A sorte dele é que era de uma família de ceto prstígio e tinha dois irmãos bem de vida que o ajudaram na empreitada. Mas a ajuda financeira foiprecedida de um plano incrível: o chamado projeto Saci. Sim, Saci, o negrinho (hoje afrodescendentizinho) de um pé só da lenda popular.

O projeto foi inusitado: adquiriram, não sei se em Timbaúba, uma grande quantidade de sapatos, comprados à vista e como a partida era grande houve redução de preço. Pegaram o "carregamento" e clocaram num armazém anexo à casa dos pais. deram início à execução do plano: o eleitor aparecia - e como apareciam - e aí eles pegavam o título anotavam nome, endereço e seção que votava, pegavam o papelzinho e botavam numa caixa de sapato, dela retirando apenas o pé direito e entregvam ao eleitor, se o voto saisse na urna, ele podia vir pegar o pé esquerdodo sapato. O eleitor aceitava, pasmem, o trato. Sa[ia de lá com apenas umpe do par de sapatos, embrulhado num papel de embrulho. Eu morava quase vizinho da tal casa e ria muito da estratégia dos caras, achava que anãoi ia dar certo, era comentarista da rádio, todo dia escrevia o comentário do meio dia e até apelidei o candidato: chamei-o de candidato Saci. Pegou, até hoje. Mas eu estava errado, o projeto deu certoe o sujeito se elegeu com folga. Depssois da apuração formou-se uma fila na porta da casa para buscar o outro pé do sapato. E receberam. Como eram todos iguais em modelo ás vezes num certo local víamos pessoas com sapatos iguais e começávamos a rir.

A eleição foi em novembro, em fevereiro,já empossado, o vereador Saci acompanhou a procissão da padroeira de pés descalços, talvez tentando amenizar a mutreta eleitoral. Nao sei se a antaperdoou. Mas o fato é etritamernte verdadeiro. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 03/09/2016
Código do texto: T5748863
Classificação de conteúdo: seguro