Voar é seguro!

 

 

            Como escrever se, ao invés, eu só sei sentir? Gostaria de não sentir pelas vítimas de um avião que aterrissou sem que os passageiros desembarcassem. Via a tudo como se fosse uma imagem surreal, efeito visual de um filme americano.

 

            Explosões, pistas interditadas, prédio desmoronando, população em pânico. E onde está o Homem-Aranha que não nos acode? Suas teias segurariam o jato?

 

            Foi em uma terça-feira. Não vou narrar detalhes, pois todos o sabem.

 

            Queria apenas ver o rosto da ministra que relaxou e gozou. Seus olhos de luz refletiriam as lágrimas dos parentes que ficaram esperando uma chegada que não veio? E os que em terra morreram, talvez sem nunca ter entrado em um avião? Muitas famílias perderam o apetite no jantar daquela noite. Algumas camas ficaram vazias.

 

            Não se sabe ainda, ao certo, quantas vidas foram interrompidas. As autoridades levantam hipóteses. Algumas serão confirmadas, outras descartadas, lançadas fora, tal como as bagagens que derreteram perante os mil graus centígrados. Voar é seguro, principalmente para os pássaros e anjos, ou habitantes de outras paragens, em competentes máquinas seguras e aeroportos preparados.

 

            Se as estradas de nosso país falassem, também nas rodovias estamparia a morte sua face sorridente. Tristes passam a ser os que ficam, visto não se saber, ao certo, qual o estado que guardam os mortos. Dizem, alguns, que eles continuam, talvez em um mundo melhor. Se assim é, porque nos fica esse rasgo de melancolia diante do fim daqueles que por aqui um dia caminharam?

 

            O presidente não entendeu as vaias no Maracanã. A ministra não entendeu a indignação quanto a sua declaração. O povo não entende o que acontece nos céus brasileiros e no escuro dos gabinetes lustrosos de Brasília.

 

            Eu não entendo Deus e porque ele ainda insiste em ser brasileiro.

 

            O Pan vai bem e ganhamos medalhas. O Cristo é mesmo uma Maravilha.

 

            O ACM partiu e alguns meios de comunicação o retratam como um herói. Herói de quê? Herói de quem? Onde está você Homem-Aranha?