Coitado do Consumidor

Quando se reclama dos altos preços cobrados pelo comércio, em todas as áreas, logo aparece um defensor do liberalismo econômico (da ganância dos comerciantes) afirmando qe o consumidor deve pesquisar, que o mercado é livre para impor os preços.

Concordo que o consumidor deve mesmo pesquisar e até pechinchar..., mas quandoissoé possível, e nem sempre podemos fazer isso, quer por limitações físicas ou por falta de tempo.

Vou cntar algo que sucedeu comigo hoje. Fui a um shopping aqui perto de onde moro fazer o jogo da loteria(sou viciado). Pois bem, devido ao ar-condicionado estar muito forte, eis que pressenti que ia ter um acesso de asma (o asmático crônicosabe quando isso vai acontecer, há até uma espécie de coceirinha nagargnta),botei a mão n bolso para pegar a bombinha, mas tinha esquecidoda danada em casa, então corri para uma farmácia e pedi uma bombinha (Berotec, a única que debela minhas crises), a atendente trouxe e dsse que custava vinte e três reais e noventa centavos, me assustei e merevoltei porque na famácia do supermercado que fica a menos de 100 metros, o valor da bombinha é dezoito reais e setentae oito centavos, uma diferença a maior de quase tronta por cento, ainda falei nisso, mas a atendente disse que era o preço fixo da farmacia e priu!, tive que comprar, não dava para ir à outra farmácia. Ainda hoje, uma vizinha comprou uma cartelinha de Benegrip por sete reais e noventae seis cantavos, quando na outra farmacia é cinco reais e quarenta centavos. Ela reclamou, alertada pela filha, mas explicaram que se tratava de preço tabelado o maximoe etc e coisa e tal. Ir ao Procon?Reclamar a quem?

Uma pergunta nao pode calar: por que os políticos nao defendem o consumidor? Por que não tocam nesse assunto, sejam verdes, rosas, marronse o escambau? Acho que por causa de medo do comércio deixar de contribir com suas campanhas. Os políticos, todos eles, falam em tudo no mundo, mas nunca dos direitos do consumidor. Quem deles vai defender um idoso com asma que eé assaltado numa farmácia nde lhe cobram trinta por cento a maisnuma bombinhade asma?O consumidor no nosso país é um coitado. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 01/09/2016
Código do texto: T5747250
Classificação de conteúdo: seguro