O GRITO

Estamos adentrando na semana da pátria, na semana em que o então príncipe regente Dom Pedro I se perguntava se submeteria aos mandos da corte portuguesa, ou se valeria a pena gritar a plenos pulmões "Independência ou Morte".

O ano de 1822 foi um marco na nossa história, com o 7 de Setembro redentor, que cravou nas colinas do Ipiranga os primeiros pilares da nossa soberania e autonomia como nação independente. Estávamos livres das amarras da família real portuguesa e de toda a nobreza que compunha o governo, a mesma insensível aos mais pobres, a mesma que alimentava o maior sistema escravocrata do mundo.

Com o Grito do Ipiranga o Brasil pavimentava o seu caminho para a República e, obviamente, para a democracia.

Quase 200 anos depois, somos obrigados a assistir a esta confusão chamada impeachment, onde o principal objetivo de seus protagonistas não está em conformidade com os anseios da população, com a justiça social e com a plena democracia.

É apenas questão de oportunismo sedento de poder, com o apoio de muitos, mas com a desaprovação de outros, que neste momento se sentem desrespeitados por verem seu voto sendo jogado no lixo ou simplesmente indignados com tamanha trapaça.

Victor Godoi de Almeida
Enviado por Victor Godoi de Almeida em 31/08/2016
Código do texto: T5745740
Classificação de conteúdo: seguro