ADOLESCENTES, Ô RAÇA DO CAPETA!

Tudo eles pensam saber. Suas teorias são fantásticas.

São seres intermediários entre criança e adulto. Seus corpos os denunciam.

Os meninos ainda não tem a voz de homem e estão distante da voz infantil. Algo bizarro.

Nem eles sabem ainda o que são. Seus hormônios se descontrolam com facilidade. A teimosia lhes é particular. Tudo é intenso em suas vidas. Um dia é pouco. Um mundo é pequeno para eles. É tanta energia que dá um cansaço só em imaginar. Essas criaturas não são desse planeta. Eles têm pacto com o demo, só pode!

Eles, num instante querem salvar o planeta, no outro, querem destruí-lo!

Seus corpos, ainda em formação, têm excesso de calorias. Mexem-se sem parar e às vezes falam pelos cotovelos.

Seus pais “são” atrasados, até ultrapassados estão. Da teoria para tese de doutorado, bastam alguns minutos, tal é a maneira como defendem suas ilações. O que levamos uma vida inteira para aprender, eles, em questão de segundos, discordam. Dá nos nervos! São tão convictos, que muitas vezes duvidamos do que já estava sedimentado há muito em nossas mentes. Ô racinha! Às vezes temos que ceder para tomar fôlego.

Entrementes, estamos aqui para moldá-los de acordo com as nossas convicções. E aí que mora o perigo: como fazer isso se estamos também cheios de dúvidas?

Mas, não tem jeito, eles estão aí, esses “filhos do capeta”, infernizando nossa suposta sabedoria e paciência. Largá-los a “Deus-dará” não é o melhor caminho. Mesmo que nos custe muitos cabelos brancos, vamos à luta. É certo que esses pequenos demônios nos sugarão muito da nossa energia. É uma luta! Vamos acalmá-los e enviá-los para a vida da melhor maneira possível. Fizemos o que estava ao nosso alcance.

Já fomos adolescentes, e olhe, não foi fácil aguentar os mais velhos com suas teorias retrógradas.

Pois, lembrei que também fui... Ah, faz muito tempo.

Não me lembro de eu ter sido tão teimoso, mas, sempre fui cheio de sonhos e meus pais “atrasados” me colocavam freios.

Na medida em que fui adultescendo, pareceu que meus pais também estavam evoluindo...

Hoje meus pais são idosos e eu entrei na envelhescência. Pois, não é que estamos pensando da mesma maneira?

Mas, não tem jeito, quando vejo um adolescente, entro em desespero. Fico com um pé atrás temendo que ele venha perturbar a minha tranquilidade com suas teorias mirabolantes.

Entretanto...

Queria eu voltar no tempo, esquecer tudo que sei, para voltar a ser adolescente e sonhar tudo de novo!