OS “TROPEÇOS” DE NOSSO SISTEMA REPUBLICANO... 9h40min.

Podemos afirmar sem sombra de dúvida, que estes últimos nove meses, não estão sendo fácil ao povo brasileiro. Momentos de indefinição, política e econômico, de muitas dúvidas e incertezas onde está a real verdade do que estamos presenciando?

Finalmente após estes longos meses, está para ser definido, Dilma retorna, ou Temer, de presidente interino passa a governar o país até as próximas eleições. Quanto a isto não há um consenso, uns “prós” e os “contras”, mas, assim acreditamos, que o povo na sua grande maioria, o que espera realmente é atitudes governamentais, - independente que quem estiver governando. - para que o país supere mais esta avassaladora crise, política, que reflete na economia, cuja palavra corrupção, pode ser uma das principais causas...

Nesta hora é preciso, sermos otimistas, o Brasil sempre foi superior a todas as crises, e com certeza esta também será superada. Alias fazendo uma sucinta retrospectiva do nosso Sistema Republicano, que completará em 15 de novembro 127 anos, sempre tiveram em permanentes “crises”; o grande estadista Getúlio Vargas, interrompe o seu mandato dando fim a sua própria vida. Jânio, renuncia, o vice eleito pelo voto popular, Jango Goulart, assume e não demora muito é deposto, quando se inicia o regime de exceção, que durou 21 anos...

Com o Plano Real, o país inicia uma nova fase, da estabilidade política e econômica, FHC, governa por dois mandatos, quando surge a figura enigmática de Lula, persuasivo, convincente, governa por dois períodos, com vários aspectos positivos em seu governo; consegue eleger seu sucessor, neste caso a primeira mulher Presidente do Brasil...

Com dificuldade consegue se reeleger, pois o modelo de governabilidade parecia ter se “esgotado”; logo após começar o seu segundo mandato, a verdade veio à tona, tudo não estava bem, era preciso fazer uns “reajustes”, e ao povo, - como sempre - fica o ônus de “pagar a conta”...

Tempos difíceis, desemprego, inflação, palavra, que não mais fazia parte do vocabulário dos mais jovens; expressivos aumentos na energia elétrica, que afetou o custo das empresas, muitas fechando, refletindo negativamente em toda economia, e mais de 12 milhões de brasileiros perderam os seus postos de trabalho...

Hoje, estamos evidenciando a possibilidade de um fim de ciclo político, que em 2002, começou com muita esperança em dias melhores, mas, - para nossa tristeza. - vivemos alguns anos, gastando “cheque especial” com um brutal aumento da dívida pública, de 750b, de FHC, e hoje ultrapassa a 3 trilhões, em a rolagem e o pagamento destes juros estão fazendo falta a Saúde Educação etc...

Por último, aliado a tudo isto, está a “suspeita” de grande parte dos políticos de destaque deste partido; o tesoureiro preso, o ex Chefe da Casa Civil, os marqueteiros de campanha, e até o seu principal líder sob suspeita de enriquecimento elícito, embora sempre negue...

Finalmente, que o lado de “lá” ajude o nosso país, a superar mais este “tropeço”, de nossa Democracia, que nos próximos dias haja uma definição de quem vai governá-lo; que o faça com honestidade, sem personalismo, que pense mais nos brasileiros, que estão carentes de esperança de melhores dias... 10h31min.

Curitiba, 30 de agosto de 2016 – Reflexões do Cotidiano – Saul

http://mensagensdiversificadas.zip.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 30/08/2016
Código do texto: T5744557
Classificação de conteúdo: seguro