Golpe de Estado ou Farsa?

Acho uma vergonha que seja a imprensa estrangeira quem analise e condene o golpe de estado que estão ultimando nosso país.A nossa grande imprensa é golpista. Uma prova: o editorial de ontem do prestigioso e independente jornal francês Le Monde:

"Dilma Rousseff, a primeira presidente mulher do Brasil, está vivendo seus últimos dias no comando do Estado. Praticamentenão há mais dúvidas sobre o resultado do julgamento de sua destituição, iniciado na quinta-feira(25) no senado. A não ser queaconteça uma reviravolta, a sucessora do adorado presidente Lula (2003 - 2010), que foi afastada do cargo em maio, sera tirada definitivamente do poderno dia 30 ou 31 de agosto.

"Dima Rousseff cometeu erros políticos,econômicos e estratégicos Mas sua expulsão, motivada por peripécias contábeis às quais recorreu bem como outros presidentes, nao ficará para a posteridade como um episódio glorioso da jovem democracia brasileira.

"Para descrever o processo em andamento, seus partidários dizem que foi um "crime perfeito". O impeachment, previsto pela Constituição brasieira, tem toda a roupagem da legitimidade.De fato, ninguem veio tirar Dilma Rousseff, reeleita em 2014,usando baionetas. Aprópria ex-guerriheira usos todos os recursos legais para se defender, em vão.

"Impopular e desajeitada. Dilma Rousseff acredita estar sendo vítima de um "golpe de estado" fomentado por seus adversários,pela mídia, e em especial pela rede Globode televisão, que atende a auma elite econômicapreocupada emreservar seus interesses supostamente ameaçados pela sede de igualitarismo de seu partido, o Partido dos Trabaladires (PT).

"Essa guerra de poder aconteceutendo por pano de fundo uma revolta social. Após os "anos felizes" de propsyteridade econômica,deavanços sociaise redução da pobrezadurante os dois mandatos de Lula, em 2013 veio otempo das reivindicações da população.O acesso ao consumo, a organizaçãoda Copa do Mundo e das Olimpíadas nao conseguiram mais satisfazer ao "povo", que queria mais do que "pão e circo".Ele queria escolas,hospitais e uma polícia confiável.

"O escândalo de corrpção em grande escala ligado ao grupo petroleiro Petrobrás foia gota d'água paraum pais matratado por uma crise econômica sem precedente.Profundamente angustiados, parte dos brasileiros fizeramdo juiz Sérgio Moro, encarregado da operação "Lava Jato", seu herói,e da presidenta sua inimiga número um.

A ironia quis que acorrupção fizesse milhoesde brasileiros sarem as ruas nos últios meses, masque nao fosse a causa da queda de Dilma Rousseff. Pior: os próprios arquitetos de sua derrocada naosão santos.

"O homem que deu início ao processo de impechment, Eduardo Cunha, ex-presidente da Câmara dos Deputados, é acusadode corrupçãoe de lavagem de dinheiro. A presidente do Brasil está sendo julgada por um senado que tem umterço dos seus repreentantes, segundo o site Congresso emFoco, como alvos de processos criminais.Ela será substituída por seu vice-presidente. Michel Temer, embora este seja considerado imelegível duranteoito anos por ter ultrapassadoo limite de doações de campanha.

"O braço direito de Temer,Romero Jucá,ex-ministrodo Planejamentodo governo interino, foi desmascaradopor uma escuta telefônicafeita em março na qual ele defendia explicitamente uma "mudançade governo" para barrar a operação "Lava Jato".

"Se essenão é um golpe de Estado,é no mínimo uma farsa. Eas verdadeiras vítimas dessa tragicomédia política infelizmentes são os brasileiros".

PS: Que inveja da impresa séria e independente. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 27/08/2016
Código do texto: T5741734
Classificação de conteúdo: seguro