UMA SINGELA HOMENAGEM AO PÃO DE QUEIJO .
Não é por gostar muito de pão de queijo que eu seja um bom mineiro como também não é por ser um bom mineiro que goste tanto dos pães de queijo .
Nesse mundo recheado de coisas tão tolas, tão absurdas, tão horrorosas, tão negativas, sinceramente ainda não vi ou li nenhuma homenagem, poema , marchinha ou uma simples quadrinha que com toda justiça pudesse provocar intensos aplausos para essa delicia .
Não sei se ele, o nosso querido pão de queijo foi criado ou descoberto nas minhas Minas Gerais mas, com toda certeza posso afirmar que não tenho nenhuma dúvida que não existe em nenhum canto do planeta pão de queijo melhor que o dos mineiros.
Não é só pelo sabor, muito menos pela cor e a crocância exatamente como devem ser. Não é só pelo cheiro, pelo tamanho e pelo prazer que proporciona quando acompanha o café da manhã, o lanche da tarde e até consegue substituir a sobremesa .
Pão de queijo que é pão de queijo de verdade é o mineiro, sejam os da capital ou os dos mais distantes rincões das serras e montanhas mineiras , pão de queijo que é pão de queijo é o mineiro.
Alguns com certeza vão me contestar, muitos outros farão barulhentos protestos e talvez um ou outro fique indignado pelo fato de estar aqui deixando bem clara minha opinião , aliás a certeza, de que pão de queijo que é pão de queijo é o mineiro. Sem dúvida o mais gostoso, o mais cheiroso e o único que tem de verdade o gosto de queijo de Minas temperado na medida certa .
Já tomei café da manhã em outras belas cidades brasileiras e não nego que provei um pouco de tudo, desde pães e bolos, passando por biscoitos com ou sem geléia . À propósito , abro aqui um parêntesis para informar que minha geléia preferida é a de goiaba e em segundo lugar vem a de laranja .
Mas voltando ao nosso assunto, gostei muito dos pães de Curitiba, de um bolo que comi em Vitória e biscoitos e mais biscoitos que provei em inúmeros outros lugares . Mas uma coisa jamais neguei. Nos meus cafés da manhã e lanches sempre ficava aquela sensação de que, embora a mesa estivesse farta, inclusive com minhas geléias preferidas, sempre senti um vazio pela ausência dos meus idolatrados pães de queijo .
Não é exagero e nem quero aqui fazer média e mudar a cabeça de nenhum dos meus amigos e amigas mas , cá pra nós, pão de queijo mineiro é tudo de muito bom !
Então, se me permitem, nestas mal traçadas linhas rendo todas as minhas homenagens a mais uma das magistrais delícias mineiras . Senhoras e senhores hoje no pódium , com direito a provar e repetir quantas vezes o apetite permitir, fica eleito em primeiríssimo lugar o delicioso pão de queijo dos mineiros.
Por favor, intensos aplausos ...
*********
NOTA .: Pão de queijo é uma receita típica brasileira, do estado de Minas Gerais . A sua origem é incerta, especula-se que a receita exista desde o século XVIII , mas tornou-se efetivamente popular no Brasil a partir da década de 1950 .
(...imagens google...)