o.jpg
   UMA SINGELA HOMENAGEM AO PÃO DE QUEIJO .

    Não é por gostar muito de  pão de queijo que eu seja um bom mineiro  como também não é por ser um bom mineiro que goste tanto dos  pães de queijo .
 
 Nesse   mundo recheado de coisas tão tolas, tão absurdas, tão horrorosas, tão negativas, sinceramente ainda não vi ou li  nenhuma homenagem, poema , marchinha ou uma simples quadrinha que com toda justiça  pudesse provocar intensos aplausos para essa delicia  .
  
Não  sei se ele, o nosso querido  pão de queijo foi criado ou descoberto nas minhas Minas Gerais mas, com toda certeza posso afirmar que não tenho nenhuma dúvida que não existe em nenhum canto do planeta pão de queijo melhor que o dos mineiros. 
     
Não é  só pelo sabor, muito menos pela cor e a crocância exatamente como devem ser. Não é só pelo cheiro, pelo tamanho e pelo prazer que proporciona quando acompanha o café da manhã, o lanche da tarde e até  consegue substituir   a sobremesa .
  
Pão  de queijo que é  pão de queijo de verdade é o mineiro, sejam os da capital ou  os dos mais distantes rincões das serras e montanhas mineiras , pão de queijo que é pão de queijo é o mineiro.
 
  Alguns com certeza vão me contestar, muitos outros farão barulhentos protestos  e talvez um ou outro fique indignado pelo fato de estar aqui deixando bem clara  minha opinião , aliás a certeza, de que pão de queijo que é pão  de queijo é o mineiro. Sem dúvida o mais gostoso, o mais cheiroso  e o único que tem de verdade o gosto de queijo de Minas temperado na medida certa .
   
Já tomei café da manhã em outras belas cidades brasileiras e não nego que provei um pouco de tudo, desde pães e bolos, passando por biscoitos com ou sem geléia . À  propósito ,  abro aqui um parêntesis  para informar que minha geléia preferida é a de goiaba e em segundo lugar vem a de  laranja .
   
 Mas voltando  ao nosso assunto, gostei muito dos pães de Curitiba, de um bolo que comi em Vitória e biscoitos e mais biscoitos que provei em inúmeros  outros lugares . Mas uma coisa jamais  neguei. Nos meus cafés da manhã e lanches sempre ficava aquela sensação de que, embora a mesa estivesse farta, inclusive com minhas geléias preferidas, sempre senti um vazio pela   ausência dos meus idolatrados pães de queijo .
   
Não é exagero  e nem quero aqui fazer média e mudar a cabeça de nenhum dos meus amigos e amigas mas , cá pra nós, pão de queijo mineiro é tudo de muito bom !
   
Então, se me permitem, nestas mal traçadas linhas rendo todas as minhas homenagens  a mais uma das magistrais delícias mineiras .  Senhoras e senhores hoje  no pódium , com direito a provar e repetir  quantas vezes o apetite permitir, fica eleito em primeiríssimo lugar o delicioso  pão de queijo dos mineiros.
 
  Por favor, intensos aplausos ...
pao-de-queijo.jpg

                         *********
 

NOTA .: Pão de queijo é uma receita típica brasileira, do estado de Minas Gerais . A sua origem é incerta, especula-se que a receita exista desde o século XVIII ,   mas tornou-se efetivamente popular no Brasil  a partir da década de 1950 . 






(...imagens google...)
WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 27/08/2016
Reeditado em 27/08/2016
Código do texto: T5741630
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.