O PODER DA ARTE E DOS ARTISTAS
O PODER DA ARTE
Até segunda-feira, nunca havia andado de trem no RJ. Andei no trem de Prata quando criança. E descobri um universo novo. Os trens de hoje têm conforto, ar condicionado. Graças à Deus, o povão que tanto contribuiu e contribui para o desenvolvimento da nossa cidade, pode ir e voltar bem pra casa. É claro, ontem, infelizmente houve furto de muitos quilômetros de cabos, que prejudicaram os passageiros. Sabe-se que são quadrilhas especializadas, pois pelos cabos passa eletricidade. Mas, então, estou fazendo o percurso Central-Ramos, praticamente todos os dias para visitar minha cachorrinha que está internada.
Há muitos vendedores de balas, doces, aparelhos. Seriam os arautos pós-modernos que trabalham para um único rei : o sistema. No meio dessa barulhada desesperada de pessoas lutando desesperadamente para por o pão dentro de casa, escuta-se uma música, um samba e surge um artista. Um rapaz novo, de um e setenta, branquinho, cabelos encaracolados pretos baixinhos, chapéu coco preto,barba baixa, trajando uma calça preta até às canelas, camisa quadriculada de vermelho e branco, colete preto, meias brancas até o meio da batata da perna e sapatos de sapateador. Vem sapateando o samba e depois jazz tradicional.
Já mudou totalmente a vibe. A maioria não entende mesmo o que é aquilo tão inusitado, mas gosta. Deu alegria àquelas pessoas que saíam tão cansadas, preocupadas e pra baixo, de seus trabalhos. Eis alguns dos poderes da arte: magia, encantamento, provocar emoções, dar esperança a quem não tem, fazer a vida e o mundo mais belos, fazer refletir, despertar inteligência ou até um estado contemplativo de admiração.
Para quem faz arte e leva a sério, é um misto de dom, muito estudo, dedicação, bastante esforço.
VIVA OS ARTISTAS!
*******************************************************
Para quem tiver curiosidade, sou contista ( terror, terrir, surreal), compositora e produtora musical, com diversos trabalhos aqui no Recanto.