Um cumprimento.

Essa coisa de cumprimento é engraçada, algumas pessoas gostam de chegar ao escritório e apertar a mão de um por um, todos os dias, como se fosse a primeira vez . Não é o meu caso, se já conheço as pessoas e vou trabalhar todos os dias, pra quê isso ? Basta um sorriso, um bom dia ou um aceno , que já está bom. Sempre tive muito apego pelos colegas de trabalho, chego a parar o que estou fazendo sempre que me pedem ajuda, e explico mil vezes se preciso for, mas ficar abraçando a toda a hora , beijando no rosto ou apertando a mão sempre, não é comigo.

Pior são aqueles que apertam a sua mão já olhando o próximo, sem prestar a mínima atenção , dá até vontade de puxar a mão de volta. E aqueles que te dão os dedos ao invés da mão ? Como se você fosse um leproso, ou coisa parecida.

As vezes é melhor cumprimentar ao estilo Gilberto Gil: "Ôi, ôi, ôi, ôi, ôi...ah, ah... ", com a mão em movimento de "limpador de para-brisa "porque assim você já cumprimenta cinquenta de uma vez só, e com simpatia.

E o cumprimento solene, então ? " Boa noite, senhoras e senhores aqui presentes ", claro, vão querer cumprimentar os ausentes também ? Não dá, né ?

Tem os melosos, que já querem abraço, com tapinha nas costas e tudo, que é para desentupir os pulmões, ou os que precisam beijar três vezes que é pra dar sorte ( ?), ou querem beijar a mão das senhoras, com aquela baba...que faz a dama limpar na saia, assim que o cara se distrai um segundo.

Alguns só gostam do cumprimento tocando os punhos fechados, rápido como um atleta, e dizem :" E aí...?" , até que é simpático, mas nada profissional não é mesmo ?

Penso que não existem fórmulas, apenas o bom senso e a educação já são boas medidas . Se são pessoas que conhecemos , mas vemos eventualmente , então um sorriso com aperto de mão breve já está ótimo, e um :" Ôi fulano, tudo bem com você, como foi a semana ?", a simpatia sempre resolve tudo, quebra gelo, mas isso não significa ser solto demais, pois não se pode cumprimentar um diretor assim: " Ôi cara, tudo joia ? ",na certa irá torcer o nariz.

Sempre trabalhei com mulheres e homens em quantidades relativamente iguais, e trato os dois da mesma forma, sem ficar cheio de dedos , costurando a fala, para mim são colegas e pronto, sempre fui respeitoso, e acho que isso já basta.

E quando se é criança, e chega visita para os pais, e a gente fica super acanhado, ( não sei porque ), e o pai diz "vem aqui conhecer o sr. fulano ", e a gente vai todo sem graça, e sem o mínimo interesse, rsrsss...mas cumprimenta, e a visita te olha como se você fosse o ornitorrinco amestrado da casa, e ainda bagunça o teu cabelo ? Dá vontade de esganar !

A naturalidade, discrição, simpatia, educação...são aliados sempre, e um sorriso de aproximação e boas vindas já resolvem bem, o resto é cerimônia.

Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 27/08/2016
Reeditado em 27/08/2016
Código do texto: T5741352
Classificação de conteúdo: seguro