Um Papo Legal*

Quando algumas amigas se encontram é uma festa! Cada uma quer falar mais que a outra e a conversa pega fogo.Falam da professora de português, da prova de matemática ou da chamada oral de inglês. Antônia não gostava de números, nunca se interessou por letras e desconhecia qualquer língua. Principalmente a dos outros.Não via a hora de se casar com um príncipe encantado que realizasse todos os seus sonhos dourados.Então Antônia sonhada acordava com este homem misterioso que um dia chegaria na porta da escola montado no seu cavalo alado, lhe roubando para o país das Maravilhas.

Enquanto o verdadeiro noivo não chegava, ia curtindo a vida com namoricos rápidos e rasteiros.O tempo passava cada vez mais depressa e ela já havia se apaixonado por várias vezes, porque na sua idade as pessoas são muito volúveis e mudam de opinião como trocam de sapatos. Namorar é gostoso e faz parte da vida.Todo mundo quer ter alguém para ficar juntinho, bater um papo e trocar confidências.Só que um namoro não é apenas isto. É tudo aquilo e muito mais: diálogo, cumplicidade e respeito.

Até que conheceu Zézito, achando mesmo que ele poderia ser o seu Pavão Misterioso.Na verdade ele era uma pessoa comum que gostava de nadar na praia da Barra Seca e dar uns pulos no Cais.Tomava sorvete na Praça da Matriz com os amigos e depois terminava a tarde na pista de skate.Só que de príncipe Zézito não tinha nem o cheiro e fazia muita questão em pedalar sua bicicleta velha, deixando Antônia de boca aberta.

- Que príncipe mais brega! – resmungava.

No começo do namoro Zézito era um fofo e Antônia uma lady.Tudo parecia fantástico para os dois e pensavam até em dividir uma cabana na praia de Itamambuca.Zézito queria ter uma mulher que pudesse lhe dar comida, roupa lavada e muitos filhos.

Ele também queria ser pescador profissional e ela sabia fazer cestas de vime.Pronto, era um romance do século e tudo estava perfeito.Eles nem se lembravam mais da professora de português, da prova de matemática ou da chamada oral de inglês.Só que crianças são uma gracinha, mas desde pequenas já sabem pedir: brinquedo, biscoito, comida ...

E tudo isto custa DINHEIRO! Uma família sem recursos financeiros não consegue oferecer uma qualidade de vida aos seus filhos, porque somente amor e carinho não enchem a barriga de ninguém.

É preciso que haja um planejamento do futuro, pois um homem e uma mulher são diferentes, mas no final se completam para transmitir a vida humana e muitas coisas precisam ser pensadas com muito carinho e responsabilidade.Amor numa cabana é muito bonito, mas exige alguns sacrifícios que nem sempre estamos preparados para enfrentar .

Zézito e Antônia eram jovens ainda e tinham muito tempo pela frente.A vida nos oferece diversas fases e é muito bom curtirmos cada uma delas no seu momento certo.

Então eles perceberam que para conhecer uma pessoa de verdade demora algum tempo e não devemos tomar atitudes precipitadas, pois os nossos pensamentos mudam.

Zézito resolveu mudar de planos e com isto Antônia mudou de namorado.Na escola existiam inúmeros garotos muito mais bonitos e interessantes!

Ainda bem que tudo não passou de um namorico inocente.Assim puderam seguir cada qual o seu caminho, sem perder a amizade e a esportiva, é claro!

Agora Antônia se dizia apaixonada pelo professor de literatura e sonhava em ser uma escritora rica e famosa. Ainda não sabia se era o seu príncipe encantado, se morariam numa cabana na praia Vermelha ou se teriam filhos, mas no momento só pensava em estudar para compreender melhor as voltas que o mundo dá e nos caminhos que escolhemos para nós mesmos, em busca da própria felicidade!

Silmara Retti