DEBATES ELEITORAIS PARA A PREFEITURA DE SÃO PAULO
Quero registrar minha reprovação a não participação de Luiza Erundina (PSOL) nos debates televisivos, como o ocorrido ontem na TV Bandeirantes. O fato do partido dela não ter 9 representantes na Câmara Federal, só 6, é o argumento.Conforme a Lei das Eleições (Lei 9.504/97, estão aptos a participar de debates quem integre partido político com representação superior a nove parlamentares na Câmara dos Deputados.
No entanto, a mesma lei prevê a possibilidade de alteração da regra caso haja concordância de, ao menos, dois terços dos demais candidatos com a representatividade exigida. Os candidatos discordantes de sua participação, foram: Marta Suplicy, Major Olimpío e João Dória. Concordaram com a participação: Fernando Haddad e Celso Russomano.
Luiza tem representação popular, segundo as últimas pesquisas encontra-se entre os 4 primeiros mais citados no certame, além de ser deputada federal por várias legislaturas, figura pública, e ex prefeita. Colocá-la na condição de candidata satélite, de partidecos de aluguel, tão próprios nestas épocas eleitorais, é um desserviço à lisura da campanha.
* Meu candidato é Fernando Haddad, PT.