FRAGMENTOS DE MITOLOGIA GRECO-ROMANA-PARTE VI

1--Na época micênica, Orcômeno era habitada pelos mínias, tribo procedente da Tessália, norte da Beócia, nome originário do preeminente rei MINOS, de que ainda existem ruínas do túmulo - cultura micênica, século XIV a. C. - fama do povo preservada, sendo membros os navegantes argonautas. Atravessando o canal de Corinto, entra-se no território do Peloponeso; a 50km ao sul do canal, começa a fértil planície da Argólida e em 18km de extensão restos de três cidadelas pré-históricas, capitais da civilização micênica: ao norte, a própria Micenas, fundamentos ainda visíveis do palácio e túmulos dos átridas; ao centro, a pré-histórica Argos, criadora de cavalos; e ao sul, Tirinto, fortes muralhas disputando com Tebas ter sido o berço de HÉRACLES/HÉRCULES, filho de ZEUS e ALCMENA, esposa de ANFITRIÃO. Os habitantes autóctones da Argólida foram os pelasgos e ÍNACO o primeiro rei - seu filho FORONEU fundou Argos /considerada a cidade mais antiga do mundo/, dando a seu filho e sucessor o mesmo nome; daí, 7 gerações da dinastia argólida até o rei GELANOR. Nessa época, veio do Egito DÁNAO que venceu os pelasgos; após este, outros reis surgiram. ACRÍSIO, rei de Argos, era pai de DÁNAE que deveria se conservar virgem, mas ZEUS a fecundou através de fina chuva de ouro - cena representada num cálice da Beócia, datada de 410 a. C. - dessa união, nasceu PERSEU, heróico vencedor da górgona MEDUSA e fundador de Micenas. Antes de PERSEU, não há lendas sobre Micenas, última cidadela fundada - o sucessor foi o filho ESTÊNELO e depois o neto EURISTEU foi rei de Tirinto. HERÁCLES deveria ser o rei de Tirinto, mas HERA/JUNO, enciumada pela eterna infidelidade do marido, fez com que seu primo EURISTEU nascesse antes e ficasse com o trono. Querendo se ver livre do parente sobre-humano, EURISTEU mandou que HERÁCLES executasse os mais difíceis trabalhos, mas o filho de ALCMENA cumpriu as determinações do rei.

2--Segundo a tradição, ZEUS nasceu em Creta, na gruta sagrada de Dicte, onde foi escondido pela mãe REIA para não ser devorado pelo pai SATURNO. A cabra AMALTEIA, que o alimentou na caverna, foi imortalizada no céu pela constelação de Capricórnio.

3--No início do século XX, o arqueólogo inglês DAVID GEORGE HOGARTH localizou a gruta sagrada perto do atual povoado de Psicro, no planalto de Lassiti, a 1025m de altitude. N mesma época, Sir ARTHUR EVANS realizou a mais importante descoberta de Creta, as ruínas do palácio do rei MINOS em Cnossos. Ríton (recipiente usado para guardar líquidos, no feitio de cabeça de touro, encontrado em Cnossos, Creta, datado do século XVI a. C. MINOS era nome próprio ou um título de nobreza? Para os gregos, em geral, foi um rei poderoso e tão justo que chegou a ser juiz dos infernos; para os atenienses, um cruel tirano e um marido enganado por uma mulher tão lasciva que se fez passar por vaca para acasalar com um touro. MINOS era filho de ZEUS com a bela EUROPA, filha do rei AGENOR e irmã de CADMO; tornando-se rei da ilha, MINOS casou com PASFAE filha do SOL, e tiveram duas filhas, ARIADNE e FEDRA, e dois filhos, ANDROGEU e GLAUCO. MINOS pediu a POSÊIDON/NETUNO que enviasse um touro para sacrificar ao próprio rei do mar; cativado com a beleza do animal, guardou-o e outro foi sacrificado. Furioso, o deus fez com que PASFAE se apaixonasse desvairadamente pelo touro. A pedido dela, DÉDALO, exímio inventor, arquiteto artesão ateniense, criou um quadrúpede artificial que dentro a acomodasse, imitação tão perfeita que o touro acasalou com a própria, gerando assim o MINOTAURO, monstro com cabeça bovina e corpo humano, que se alimentava de sangue e da carne dos homens. Para isolar o monstro, DÉDALO construiu o labirinto, porém TESEU, com a ajuda de ARIADNE, conseguiu penetrar no recinto e liquidar a criatura.

FONTE:

“O roteiro dos mitos gregos” - SP, REVISTA GEOGRÁFICA UNIVERSAL, nov.94.

F I M