O miserê é nosso

Há pessoas que sao terminantemente contra dar esmolas.Conscientemente, preferem , segundo as que conheço, contribuir mensalmente com uma organização beneficente. Respeito. Tenho amigos, pessoas excelentes, que dizem abertamenteque dar esmolas favorece e incentiva pessoas sãs a se dedicar à mendicância. É uma questão de pionto de vista cada cabeça é um mundo. E priu.

Mas eu, homem conservador e arraigado aos seus costumes e governado por hábitos, nã consigo deixar de dar esmolas, tendo um trocado no blso dou ao primeiro pedinte. Não que isso me tranquilize em relação aos mais pobres e misráveis, de que fazendo isso estou fzendo a minha parte e possa dormir tranquilo. Não. Apenas não consigo negaro pedido dequempede esmola.Se tiver os trocados, repito, dou a esmola. Nunca neguei.

Tenho até os "fregueses" tradicionaisque ficam esmolando na calçada do supermercado: um rapaz que tenha auma "sarou-morreu" na perna (já esteve internado várias vezes e não tem jeito), uma adolescente que fica com sua filhinha no braço e já está grávida novamente e uma senhora de mais de 60 anos que leva um filho paraplégico numa cadeira de rodas, éo caso que mais me comove, o rapazinho vire fora do ar e quando alguém se aproxima, a senhora dá im beliscão de leve no braço dele e aiele estira a língua, é horrível, mas faz parte do apelo, e da certo muita gente na dá só uma moedinha. Eu dei um aviso a ela: - Se for chegando e ela apertar o braço do rapaz eu nao dou a esmola. Ela atendeu.

Havia um engenheiro e professor da Universidade Federal que dizia que se cada pessoa desse um real na conta de luz para auma instituição séria, esse problema ds mendicânca seria resolvido. Nunca foi ouvido. O miserê é nosso. Nissdo somos capeões. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 23/08/2016
Código do texto: T5737305
Classificação de conteúdo: seguro