OLIMPÍADAS RIO 2016

Quando, há oito anos o Brasil foi escolhido para ser sede das Olimpíadas 2016 fiquei orgulhosa e feliz.

Depois, quando tomei conhecimento de tantos desmandos, fiquei receosa que nada desse certo.

Obras atrasadas, corrupção, desastres, etc.

O medo do ridículo e a vergonha tomaram conta de mim.

Assisti à abertura que me surpreendeu. Pela simplicidade, pelo espetáculo, pelo recado dado ao mundo.

Aí, meu coração brasileiro sorriu, gritou, torceu, sem pudores. Ufanismo sim, por que não?

Não sei por que temos, às vezes, medo de sermos ufanistas. Os outros países são.

E torci. Pra cada modalidade, pra cada jogo, com todo meu orgulho deste país verde e amarelo que, descobri, continuo amando muito.

Chorei, várias vezes, com o Hino, o mais bonito do mundo, quando, finalmente, resolveram apresentá-lo sem cortes.

Já estava indignada com aquela versão escolhida, não sei por qual imbecil, e que fazia com que ninguém conseguisse acompanhar cantando.

Agora que as Olimpíadas terminam com um saldo positivo, respiro aliviada por termos conseguido, a duras penas, mostrar ao mundo que o espírito brasileiro é único. Que o Rio de Janeiro é a cidade mais linda do mundo e que mesmo com todas as dificuldades políticas e econômicas e a total falta de apoio aos atletas, esse povo tem garra, perseverança e, sobretudo, ama como eu este país.

Ledice Pereira
Enviado por Ledice Pereira em 22/08/2016
Código do texto: T5736568
Classificação de conteúdo: seguro