A RAIVA
A raiva é um ácido que ferve no nosso fígado e deixa-nos irritado.
Quando sentimos raiva temos vontade de destruir o que ou quem está nos causando este sentimento faccioso, para não restar mais nada em nós deste sentimento e, por fim, voltar a nos sentir bem.
A raiva provoca-nos um estado de irritação, em nada comparado a outro sentimento.
Ao sentirmos raiva em demasia, saímos do nosso estado de consciência e somos capazes de cometer atos que jamais seriamos capazes de fazê-lo em plena consciência.
Como a raiva é um estado muito danoso e nos incomoda, sentimos vontade de resolver logo esta situação, para livrar-nos deste incomodo e voltar ao nosso estado natural. Só que, se dermos vasão a raiva e partirmos para agressão, em consequência ficaremos com um sentimento de culpa.
A culpa é um sentimento muito profundo, só que desta vez é voltada para dentro de nós, ao contrário da raiva, e nos incomoda muito, sentimo-nos em treva, de luto.
Assim como a raiva venha ser um sentimento yang, fogo, um vulcão em erupção;
A culpa é um sentimento de luto, yin, água, lua, penumbra.
Ao contrário da raiva onde queremos que o outro sofra; na culpa sofremos nós; um sentimento de tristeza profunda e doída.
Então por que temos raiva?
Sentimos raiva por vários motivos, o principal deles é quando nosso direito ou expectativas são negados e não satisfeita a imperiosa vontade de nosso ego!
Gerardo Magela
22/08/2017