Tratamento de esgoto

O pré tratamento de esgoto deveria virar lei no Brasil.

Consiste de duas caixas de preferência em plastico reforçado com fibra de vidro, dimensionadas de acordo com a quantidade de pessoas de uma residência.

Cada pessoa consome em média, entre 100 e 150 litros de água por dia.

Portanto, como a média é de quatro pessoas por residência, duas caixas com 600 litros cada, sendo a primeira a fossa séptica e a segunda o biofiltro. Tanto na fossa séptica como no biofiltro, instala-se uma colonia de bactérias anaeróbicas (degradam o esgoto sem a presença de óxigênio) que degradarão o esgoto sólido. Na saída do biofiltro pode-se ainda, colocar uma caixa cloradora para esterilizar a água que vai ser jogada na rede de coleta de esgoto.

Esse pré tratamento, reduz a carga orgânica que vai para as estações de tratamento de esgoto e elimina definitivamente a contaminação do lençol freático, pois o esgoto não tem contato com a terra.

O custo do tratamento de esgoto no Brasil, equivale ao que gastamos com o consumo de água. Cinquenta por cento de nossa conta de água vai para o tratamento de esgoto.

Esse pré tratamento doméstico, seria amortizado na redução da nossa conta de esgoto, já que diminuiria o custo das estações de tratamento em cerca de oitenta por cento. Poderíamos ter uma redução em nossa conta de água de cerca de trinta por cento.

Tratamento de esgoto é um problema grande aqui no Brasil. Essa atividade movimentaria a economia e provocaria uma transformação gigantesca na qualidade de vida da população.

Os nossos cursos d'água seriam totalmente despoluídos e haveria um grande crescimento da quantidade de organismos aquáticos em todo nosso ecossistema.