Cerejeiras

Na frente da minha casa tem um pé de cerejeira...daquelas cerejeiras japonesas, comumente chamadas de Sakuras, essas arvores ,tanto aqui como no Japão floreiam uma vez por ano, flores de uma delicadeza angelical...brancas ...lembram pequenas e graciosas nuvens ...e duram muito pouco, servindo dessa forma como uma metáfora da própria natureza efêmera da vida....e mais profundamente ainda...o que resta após as flores sumirem é tão somente a lembrança e saudade da beleza que passou....

Quase não olho para ela...eu vejo sim diariamente a arvorezinha, mas não olho para ela....só a percebo realmente quando altiva, ela se enche de flores brancas, minhas sensações mudam, nasce uma espécie de orgulho paterno..eu a fotografafo...mostro aos amigos as fotos e me vanglorio de sua beleza delicada porém passageira...

Hoje , enquanto navegava na internet,imerso na paisagem virtual e me sentindo distante da paisagem real la do lado de fora da janela, vi e ouvi que os seus galhos secos começaram a bater com o vento na janelão frontal da minha casa....

Não me incomodei, afinal era só a natureza, era a natureza representada pelo vento empurrando a natureza representada pela pequena arvore contra o vidro...mas algo me chamou a atenção....

Era uma batida sincopada...cadenciada...e esse tamborilar me fez pensar nos velhos telegrafistas, me fez pensar nessa forma primitiva de comunicação...e , em consequencia, como nosso mundo tinha evoluído nesses aspectos...saimos do pipocar dos dedos no telegrafo até a magia instantânea de falar e até ver a imagem do interlocutor em tempo real, ou quase real, qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo...e , se pensarmos bem..nem faz tanto tempo assim que usava-se telegrafos....

Tão acelerados ficamos que a paisagem a nossa volta e o verdadeiro sentido da comunicação muitas vezes se obscurece e perde os atrativos com tantas facilidades ao nosso dispor.

Minha curiosidade e criatividade me fazem agir estranhamente muitas vezes....

Fui marcando o ritmo, intensidade e duração das batidas dos galhos no meu vidro....peguei uma caneta e um papel (que não deixa de ser parte do cadaver de alguma pobre prima distante dessa cerejeira) ,escrevi os sinais que o vento e a cerejeira me mandavam....

Foi difícil , tarefa nova e ardua ...e mesmo para uma mente curiosa como a minha, dividir em letras cada um daqueles toques foi difícil.... e então por fim , surpreendentemente consegui traduzir a mensagem ...

美しさは見る人の心の中に存在している

Obvio, uma Sakura japonesa não poderia me mandar uma mensagem em português...mas se você ficou curioso...como eu fiquei....copie e cole isso no Google Tradutor .

Voce que esta lendo aqui e que não tem acesso instantâneo ao tradutor....vou facilitar a sua vida...

“A beleza está presente na mente de quem a enxerga”...

Fiquei com a lição dessa tarde fria e ventosa de outono....alias fiquei com varias lições e a mais bacana delas é nunca deixar de sonhar...