LEGADOS DOS JOGOS OLÍMPICOS DE VERÃO .

Eu estava assistindo uma determinada competição de atletismo na noite da sexta-feira passada ,numa televisão por assinatura e um dos comentarista e narrador lembrou uma coisa bem interessante ,que é a relação direta da subida no QUADRO DE MEDALHAS de um país que já foi sede de JOGOS OLÍMPICOS DE VERÃO ou de INVERNO. Para ser mais enfático no seu argumento esse comentarista mencionou a momentânea posição de 2° lugar da Grã-Bretanha no Quadro de Medalhas (hoje está sendo confirmada pelo COI esta colocação),China em 3° aqui na OLIMPÍADA DO RIO-2016 e todos nós sabemos que a Cidade de Londres foi palco da XXX Olimpíada de Verão de 2012 , ficando em 3° lugar no RANKING DE MEDALHAS,atrás apenas dos Estados Unidos da América e China, mas em 1908, quando tinha sido anfitriã pela primeira vez , conseguiu o 1° lugar no QUADRO DE MEDALHAS OLÍMPICAS,deixando Estados Unidos para trás(na 2ª colocação).

Aliás, para se ter uma ideia os Estados Unidos ,só não ficou em primeiro lugar em 11(onze) edições de Jogos Olímpicos da Era Moderna , dos 28(vinte e oito) já realizados, uma delas foi em BERLIM, no limiar do Nazismo de Adolf Hitler,inclusive foi nesta Olimpíada em que a 'torcida' vaiou muito o atleta dos Estados Unidos(episódio lembrado pelo francês que ficou com a medalha de prata , no SALTO COM VARA, o atleta brasileiro ficou com a medalha de ouro).

Em 1916, 1940 e 1944 , não foram realizados os Jogos Olímpicos , por motivo das guerras mundiais.

Das 11 Olimpíadas que os Estados Unidos da América não figurou em primeiro lugar , 4(quatro) delas quem ganhou foi o país sede , como no caso da França (Paris -1900); Grã-Bretanha (Londres-1908)China (Pequim -2008) e Alemanha (Berlim-1936); já a EUN(Equipe Unificada) ficou em primeiro lugar (Barcelona-1992), as seis restantes, foi a extinta a URSS(União Republicana Socialista Soviética) , que ficou em primeiro lugar no quadro de medalhas.

Mas, como tudo no Mundo, existem exceções às regras expostas, nem todos os países que sediaram Olimpíadas , foram bem no quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos do Rio. Finlândia , México ,Bélgica, Canadá, Suécia e outros...

Uma curiosidade, o Canadá quando sediou a Olimpíada em 1976, não conseguiu medalha de outro figurou em 27° lugar,foi nesta Olimpíada que o atleta João Carlos de Oliveira, conhecido como JOÃO DO PULO, conquistou uma medalha olímpica de bronze para o Brasil.O Canadá ainda sediou dois outros JOGOS OLÍMPICOS só que de INVERNO e se deu bem, já o México em 1968 só conseguiu o 15°, a Grécia em 2004 (2ª vez que sediara os Jogos Olímpicos)também ficou com o 15°...

Outros legados dos Jogos Olímpicos , assim também Copa do Mundo de Futebol Masculino, são as benfeitorias em INFRA-ESTRUTURA de transporte, instalações dos equipamentos para realização das competições, etc...

EUN- EQUIPA UNIFICADA ,formada por 12 dos 15 países que compunham a URSS.

luteixfil
Enviado por luteixfil em 22/08/2016
Reeditado em 22/08/2016
Código do texto: T5735900
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.