Campanha eleitoral
Inicia o dia. Lá vai o candidato. Hoje ele amanheceu diferente, com vontade mudar o mundo... pelo menos é o que precisa parecer. Não, não é o que vê no seu espelho ao se barbear. Odeia fazer a barba, mas até outubro terá que fazer todos os dias, afinal sua imagem deve ser de homem distinto, de família, e passar honestidade até ao respirar. Sai do banho, passa pela esposa sem falar bom dia, pega uma xícara de café, e se prepara para o primeiro dia de campanha.
Termina de se arrumar e lembra a mulher de sua agenda, e em quais momentos ela terá que acompanha-lo. lembra a ela que o pagamento das bolsas caras depende dessa eleição, e para ela ir arrumada,mas sem as bolsas de marca. Um casamento fracassado, mantido para parecer distinto.
Pega o carro mais velho, afinal, deve estar perto do povo. Se prepara psicologicamente. Crianças chatas, senhoras faladeiras, e senhores carentes de atenção serão seus melhores amigos nos próximos 2 meses... e ele sabe o quanto para ele será penoso estar com eles.
Sorriso travado no rosto, um repertório de criticas ao outro candidato, e outro de piadas para os mais extrovertidos.
Agora, passar no comitê, pegar material. Ver aqueles abutres, olhar e saber que estão com o punhal armado as suas costas, mas ter que aturar cada um e abraçar cada um como a um irmão.
Ali está o amante da esposa, um primo encostado, e duas primas "dadas" que vão aproveitar pra tirar uma grana na campanha. fora alguns puxa sacos que tem boa aceitação com o povo, e devem ser mantidos perto.
Pegar papel, ir com a combi cheia de meninas que não conhece, e vamos pros lugares do povo. Feira livre, comer pastel com caldo de cana, comprar frutas e verduras que dará para sua empregada em casa. Depois andar em praças, após missas e eventos religiosos, abraçar meia dúzia de crianças no pula pula e distribuir na calada alguns pacotes de pipoca.
A tarde tem algumas caronas pra cidade vizinha, pra consultar, afinal, "já vai ter que ir mesmo, não custa".Depois, ir a um festival de caldos beneficente ao lado de sua "distinta" esposa, e a noite, baile dançante do grupo da melhor idade...
E assim, se vão quase 3 meses, de agendas intermináveis...
E no dia da eleição, desfilar sorridente nas ruas, afinal, as pessoas precisam lembrar dele... e depois de eleito?
A empregada que busque as compras na feira, e o povo que vá plantar batatas...