Uma Visão Pessimista
Acredito que não se trate de algo impossível de acontecer. Do modo como estamos tratando a nossa casa, inevitavelmente chegaremos ao dia em que cessarão as condições indispensáveis para a vida na Terra.
O envenenamento do solo, a desertificação provocada pela destruição das florestas, que vêm sendo sistematicamente substituídas por pastos ou pela agricultura extensiva, e ainda, as guerras, que motivaram a invenção de novas formas de destruição em massa das populações, através de artefatos que também contaminam o meio ambiente tornando-o insalubre e reduzindo a produção de alimentos saudáveis e suficientes.
Daí surgem as doenças, as bactérias, os vírus cada vez mais resistentes, exigindo grande esforço da comunidade científica para combatê-los.
Outro fato, menos violento, mas não menos perigoso por que insidioso, também deveria ser encarado com mais seriedade por todos é que estamos produzindo mais lixo do que podemos processar, e nesta escalada correremos o risco de, em longo prazo, morrermos soterrados por ele.
Diante de tal quadro, é grande a possibilidade de desemprego para aquela que foi, poeticamente, denominada de “a indesejada das gentes”.