Tá Furada

Seu Nando foi uma dessas fuguras humanas marcantes que a gente tem a honra de conhecer na vida. Era vigia de uma repartição e, nas horas vgas da tarde, trabalhava como sapateiro. Ninguém botava uma meia sola como ele, o sapato ficava novinho em folhas. Era especialista tamabem em consertar bolas de futebol. Seu Nando fora pracinha, chegou a embarcar mas nao tomou parte em enhuma batalha. Tinha horror a guerra, nao falava nesse assunto, mas o cargo de vigia fora dadopor causa da sa condição de ex-pracinha. Era nacuinalista radical. Defensor inconteste de Getúlio Vargas, no quartinho onde consertava sapatos tinha um retrato do "Pai dos Pobres", era assim que se referia a Getúlio. Diziam que no dia que Gegê se suiicidou, Seu Nando chorou que nem menino novo.

Era um ótimo contadr de causos e hstorias. Todas verdadeiras, enhuma sobre si próprio, nisso era muito reservado. Ele tinha vários filhos e filhas. Uma ninhada, dizia. Eram a sua alegria, mas o seu xodó era mesmo a filha Nair. Era uma moça linda, alegre e muito namoradeira. Se Nando vivia de olho nela, mas não tinha tempo de exercer uma vigilância total. E um belo dia estouro a boma: Nair fugiu com um viajante de remédios, um cara casado. Pensem na tristeza de Seu Nando, chrou do mesmo jeito que chorarara a morte de Getúlio. Mas nao foi atrás dela. Era orgulhoso. Disse que daquela hora em diante nao tinha mais aquela filha. No outro dia, cortando a sola com os olhos marejando ele disse a mim e a um amigo,um sujeitomais veloque eu mas que também gostava do velho: - Minha filha tá furada. Perdeu a virgindade para um cabra safado. Estou desmoralizado. O amigo ainda quis argumentar, mas ele pediu para mudar de assunto.

Nair não teve sorte na sua aventuira, engravidou e o viajante abandonou-a na Bahia, ela vagou pela cidade sem conhecer ninguém, até qie adoeceu e abortou. Foi acolhida por uma religiosas de Feira de Santana que a trataram e entraram em contato com DSeu Nando. O velho não teve dúvida: foi buscar a filha, não lhe deu esporro, nem lião de moral, nem a tratou mal, deu apenas carinho e compreensão. Era como se nao tvesse sucedido nada. Ele era louco por Nair, era, como já disse, o seu xodó. É claro que ele passou algum tempo enclausurada, envergonhada e triste. Mas aos poucos foi votando à vida e, apesar da lingua ferina das comadres que quando ela passava diziam sussurrando: - Lá vai a furada, ela começou a namorar. Para comemorar a volta de Nair foi feita uma festa na casa de Seu Nando, uma buchada. Festão. Depois do almoço ficamos debaixo da mangueira que existia na frente da casa dele, sentados em tamboretes, ele, eu e o amigo, um sujeito mais velho que eu e muito experiente. Ele perguntou se Seu Nando estava feliz. O filho deu uma tragada no Continental se filtro e disse: - Tô, amigo, minha fia voltou, só tenho um desgosto, ela tá furada e ninguem vai querer casar com ela. O amigo foi direto: - Seu Nando, mulher não e lata que para carregar água anão pode estar furada. Mulher é gente como a gente. Olhe, vou lhe dizer algo: minha esposa era furada e mesmo assim casei com ela, existe alguma mulher na yerra mais decente qe ela? O velho encheu os olhos de lágrimas. Mudamos de assunto, Seu Nando ficou muito feliz.

Quanto a Nair empos depois casou co um fazendeiro rico e vive muito feliz. Uma das notáveis da sociedade no sertão. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 19/08/2016
Código do texto: T5733218
Classificação de conteúdo: seguro