HAJA SACO

Enquanto isso, no Senado Federal, vai ser aberta a seção em que se fará o julgamento das ações, desastradas, diga-se de passagem, da Dilma enquanto presidente da república.

Apesar dos seus correligionários dizerem que se trata de golpe, de que estão tirando um mandato legítimo e outras barbaridades, há que se destacar o excessivo “direito à defesa e ao contraditório” que se lhe estão proporcionando, pois ela, a Dilma se de fato comparecer como já ameaçou, poderá falar por tempo indeterminado.

Então a seção que começará as nove horas do próximo dia 25 de agosto, não terá mais fim.

(Como sempre, a seção começará com o devido atraso, afinal, para que cumprir horário? Isso é coisa de inglês. No Brasil ninguém cumpre mesmo e quem quiser cumprir, é só para querer aparecer...).

Os senadores, advogados e outros puxa-sacos que fazem parte do pelotão de defesa da “indefensável” farão perguntas a perder de vista e ela, com toda aquela maravilhosa fluência verbal que possui, com os usos extraordinários de figuras literárias, como “mosquita” da dengue, estocagem de vento, louvor à mandioca, mulher sapiens, que a bolacha é redonda porque não é quadrada porque, se fosse quadrada, não seria redonda e outras pérolas que costuma usar em seus discursos ininteligíveis, podemos garantir que a seção chegará ao ano 2017.

E por todo esse tempo, o que resta da economia do país, estará indo para o ralo porque não teremos nenhuma definição sobre os rumos da política econômica que em última análise é o marco sobre o qual se farão os investimentos, a retomada da atividade produtiva, os acordos comerciais, a expectativa de arrecadação, a distribuição das verbas e as políticas de educação, saúde e segurança que formam o conjunto com os quais sairemos desse inferno em que nos encontramos e, por falar em inferno, se considerarmos que o pessoal do século XIV tinha razão em dividi-lo em estágios, resta-nos saber em qual deles nos encontramos e torcermos para que a advertência – “deixe do lado de fora toda esperança de sair” – não seja verdadeira.

Só Dante Alighieri* seria capaz de prever todo o inferno no qual Brasil mergulharia sob a tutela dos ptralhas...

*escritor italiano, autor da Divina Comédia.