Ouviram do Ipiranga

Acho a música do Hino Nacional bonita, mas não gosto da letra. Nunca gostei. Creio que essa antipatia se deve, principalmente, ao verso inicial: "Ouviram do Ipiranga às margens plácidas...". É algo de mau gosto, um verso péssimo. Sejamos francos, começar um poema com a palavra "Ouviram" é phoda (com ph). Quem ouviram cara-pálida? Na verdade, quando estava cagando nas margens do Ipirranga (estava com dor de barriga porque comera uma rabada na casa da Marquesa de Santos, conta a história) o brado retumbnte que se "ouviram" nada teve de patriótico. Tudo bem, todo hino tem que ser ufanista, é assim no mundo todo. Mas o nosso abusa mais.poderia ser mais cmedido e mais facil, mas didático, mais simples.

Vejam bem, não é implicânca minha, gosto de outros hinos, também ufanistas, mas bem mais simples e diretos, não me rasgo ouvindo-os, mas gosto, é o caso do Hino da Independência: "Já podeis da pátria filhos, ver contente a mãe gentil, já raiou a liberdade...". Arretado. Também é bonito e legível o Hino da Bandeira: "Salve lindo pendão da esperança, salve símboo augusto da paz, tua nobre presença, a lembrança...". Há até um hino (?) militar que gosto: "Nós somos da pa´tria a guarda, fféis soldados por elea amados, nas cres da nossa fqarda...". Mas o hio que sou arriado (não sei explicar omotivo) é um da marinha: "Linda galera que em noite de lua, vai navegando no mar azul, o meu navio também flutua nos mares verdes de norte a sul...".

Mas, hermanos, se fosse escolher um hino de verdade para o Brasil eu escolheria uma música que representasse mesmo aíndole do noso povo. Não, não seria "Caminhando"! e nem "Apesar de Você", mas País Tropical de Jorge Ben: "Moro nu país tropical abençoado por Deus ebonito por nautreza, mas que beleza, tem carnaval, tem carnaval...". Nada mais brasileiro e nem mais revolucionário. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 18/08/2016
Código do texto: T5731898
Classificação de conteúdo: seguro