Frase de Marx

Nunca li as obras de Karl Marx. Possuo um volume do Manifesto Comunista há 50 anos e nunca abri, o que sei dele é por matérias de jornais e revistas. Apesar do hábito da leitura excluí dele uma parte fundamental: os pensadores,sou completamente mobral nessa área.Detalhe: nunca senti falta dos conhecimentos marxistas ou filosóficos para dar vazão ao meu esquerdismo festivo. Admito: sou apenas um véio esquerdista festivo. E priu.

Mas há uma frase de Marx que considero simplesmente arretada (não sei em qual obra, se no tal Manifesto...): "TUDO QUE É SÓLIDO SE DESMANCHA NO AR". Acho uma verdade abisssal. A minha interpretação (que ousadia, um mobral falando sobre um dito de um grade pensador) não tem nada a ver com as leis da física, mas com o poder quealguns abestalhados julgam sólido. Acho, hermanos, que tudo se desmancha no ar mais cedo ou mais tarde.Eterno só o poder de Deus.

Não, nao se trata de desilusão, desencanto, pessimismo ou baixo astral. É assim que penso. A vida é fugaz, em todos os seus aspectos, é um lampejo, um momento, uma gota d'água no oceano da eternidade. Mas achoquehá apenasalgo que permanece após o que é sólido se desmanchar, no que diz respeito ao ser humano, a alma. Por isso acho que precisamos gastar bem a vida, raspar o coreró da panela da vida mas se garantir no tocante a outra possibilidade de vida.Acredito nisso, é minha religião.

Quando comeo a desenvolver esse meu pensamento, um amigo, este sim leu os pensadores e é ateu, sempre diz que eu deveria me apegar mais a uma frase de Lavoisier: "Na natureza nada se cria, tudo se transforma". Segundo ele ela atende até minha crençanoutra vida.

Talvez ele tenha razão, mas acho linda a frase de Marx. Inté,

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 17/08/2016
Código do texto: T5731058
Classificação de conteúdo: seguro