OLIMPÍADAS DA ANTIGUIDADE

No ano de 1974 estive na Grécia junto com meu marido. Naquela época ainda não estava tão em moda brasileiros circularem por aquelas bandas. Mas como éramos estudantes e estagiávamos na França, ficou mais bem fácil chegarmos a Atenas, por causa da situação geográfica e das facilidades que as companhias aéreas proporcionavam aos jovens. Duas horas de viagem e pronto, lá na terra dos filósofos passamos nossas férias de Páscoa. Além dos inúmeros passeios pela cidade, tanto na parte moderna como nos locais de monumentos antiquíssimos, teatros, Ágora, Acrópole, etc, estivemos nas ilhas de Mikonos e Rhodes. Não deixamos de visitar também alguns lugares históricos no continente, como Delfos (das Pitonisas) e Olympia, o local das famosas Olimpíadas. Ou melhor, da primeira Olimpíada da História, os Jogos Olímpicos realizados em 776 AC. Esses jogos serviam para homenagear os deuses, principalmente Zeus, para buscar harmonia entre as cidades-estado e também para a valorização do corpo saudável. Aconteciam de quatro em quatro anos, época em que havia trégua nas guerras e conflitos, para garantir a segurança dos atletas que viajavam até Olympia. Várias modalidades eram disputadas, como arremesso de disco, corrida, natação, boxe, luta, salto em distância, atletismo, corrida de cavalo, pentatlo e outras. Somente homens livres que falassem grego podiam participar. Os vencedores eram tratados como heróis e ganhavam prêmios que simbolizavam a honra e a glória conquistada: coroa de louros e ramos de palmeira. Duravam cinco dias.

Foi com grande emoção que andamos por aquele local que os gregos, diferentemente de nós, chamam de Olimpía (tônica no pi). .Sentados nas pedras que ainda restam da antiga arquibancada, ficamos a imaginar a festa dos atletas do passado.